INSS: nova prova de vida ainda pode cancelar o seu salário; entenda suas obrigações

Renovação cadastral do INSS permanece obrigatória. Na última semana, o Governo Federal publicou um novo decreto reformulando o funcionamento da prova de vida do INSS. De acordo com o informe, a população não precisa mais ir presencialmente atestar o direito ao benefício. No entanto, deve cumprir algumas exigências. Entenda.

INSS: nova prova de vida ainda pode cancelar o seu salário, entenda suas obrigações (Imagem: FDR)
INSS: nova prova de vida ainda pode cancelar o seu salário, entenda suas obrigações (Imagem: FDR)

O novo regimento da prova de vida do INSS permite que o brasileiro se ausente da responsabilidade de ir até uma agência bancária apresentar um documento com foto. A partir de agora, a atualização cadastral vai ser feita pelo próprio órgão que irá consultar as bases de dados públicas para acompanhar o cidadão.

O que preciso fazer para validar minha prova de vida?

Dentro das novas regras, a única obrigatoriedade do cidadão é manter seus dados atualizados nas plataformas públicas. Ou seja, é preciso que ele esteja conectado aos serviços do governo de modo que seja possível acompanhar suas atividades.

O INSS informou que utilizará os seguintes informes para validar a renovação:

  • empréstimos, cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • atualizações no CadÚnico (quando efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissões ou renovações de passaporte, carteira de motorista, de identidade ou de trabalho;
  • alistamento militar; declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente;

Meus dados não foram encontrados, e agora?

Caso o cidadão não esteja disponível em nenhum dos serviços acima, o INSS deverá enviar uma mensagem convocando sua apresentação. Isso implica dizer que não há alternativas exceto se conectar nos aplicativos da União.

O atendimento presencial nas agências bancárias permanece sendo feito, mas supostamente até o dia 31 de dezembro deste ano. O prazo foi estipulado para que o INSS consiga readaptar seu serviço e garanta ao máximo a digitalização dos dados de cada segurado.

Calendário da prova de vida

Vencimento da prova de vida Competência de bloqueio
Até dezembro de 2020 Fevereiro de 2022
Janeiro a junho de 2021 Março de 2022
Julho e agosto de 2021 Abril de 2022
Setembro e outubro de 2021 Maio de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Junho de 2022
Novembro de 2020 a dezembro de 2021 Abril de 2022

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.