Eleições 2022: Principais propostas de Lula e Bolsonaro sobre economia

Pontos-chave
  • Eleições 2022: Lula e Bolsonaro devem vivenciar maior oposição política da história;
  • Bolsonaro passa a reformular projetos aprovados no governo do PT;
  • Lula fala sobre dolarização da gasolina e defende o fim da fome

Eleições presidenciais em 2022 devem ter foco na fome e desemprego. Nas últimas semanas, a imprensa nacional vem acompanhando a fala dos possíveis candidatos a chefe da república. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está entre os principais nomes na disputa contra Jair Bolsonaro. Abaixo, saiba quais são suas promessas para a economia.

Eleições 2022: Principais propostas de Lula e Bolsonaro sobre economia (Imagem: FDR)
Eleições 2022: Principais propostas de Lula e Bolsonaro sobre economia (Imagem: FDR)

No que diz respeito a política nacional, o ano será agitado tendo em vista a realização das eleições presidenciais. Isso afeta diretamente na economia, uma vez em que os candidatos devem anunciar seus planos de governo para garantir o apoio da sociedade civil.

Bolsonaro atua reformando os projetos do PT

Sendo o atual chefe da república, Jair Messias Bolsonaro já vem anunciando uma série de projetos que iram impactar a vida da população vulnerável. Recentemente consolidou o Auxílio Brasil e o Vale Gás, ambos destinados há grupos subdesenvolvidos que até então não faziam parte de seu eleitorado.

Bolsonaro anunciou ainda o aumento no salário dos professores da rede básica de ensino, aprovado nesta semana e está renegociando as dívidas do Fies. Ele informou também que atuará, nos próximos meses, para garantir a reforma tributária e recuperação da economia afetada pelo novo coronavírus.

É válido ressaltar, no entanto, que vem enfrentando uma séria dificuldade para encerrar seu mandato, uma vez em que nos últimos anos o país voltou ao mapa da fome, ampliou o desemprego e está vivenciando uma das maiores inflações de sua história.

No nosso governo, ele tem feito um trabalho que é reconhecido por todos. É um tocador de obras, é um empreendedor e sabe realmente dos problemas do Brasil todo”, afirmou o chefe do Executivo em evento realizado em Brasília.

Recentemente, Bolsonaro questionou as promessas eleitorais de Lula, afirmando que é preciso encarar a realidade:

“Não dá pra admitir, e tem gente que ainda é simpático a ele, porque ele fala ‘Vou passar a gasolina pra 3 reais’, ‘Vou aumentar o salário mínimo‘. É promessa. Quero ver encarar uma realidade, pegar o governo que eu peguei, três anos com dois de pandemia (…) o cara fala ‘não roubei’, mas fala isso em torno de quê? Pra ter apoio, poder”, disse o candidato.

Lula promete redução no valor da gasolina e fim da fome

Sendo até o momento o principal opositor de Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva já se pronunciou sobre algumas medidas que deverá adotar. Nos últimos dias, o petista falou sobre a dolarização no preço da gasolina, dizendo que irá trabalhar para que o combustível volte a média de venda de R$ 3.

“Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro”, disse Lula em uma entrevista à Rede de Rádios do Paraná (RDR).

“Eu não posso enriquecer um acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa do preço da gasolina”, completou.

No que diz respeito a fome e o desemprego, em uma série de entrevistas Lula afirma que deseja retomar a efetividade dos projetos sociais implementados em seu governo. Ele enfatiza a necessidade de priorizar a distribuição de renda mínima para os mais pobres de modo que o país possa sair do mapa da fome.

 “Falei da causa que me motiva na política. Fazer com que o Brasil volte a ser de todos os brasileiros, que ninguém no nosso País passe fome. Sempre trabalhei e continuarei trabalhando para isso, sendo candidato ou não”, disse Lula em seu perfil no Twitter.

Previsão das eleições: o que dizem as pesquisas?

De acordo com o último levantamento pelo PoderData, anunciado nessa segunda-feira (07), as intenções de voto para presidente são mais otimistas para Lula.

Atualmente, o petista teria conquistado 20% do eleitorado de Bolsonaro. Já Sérgio Moro, também candidato, deve herdar 10% dos votos do atual chefe de estado. Bolsonaro, teria 7% dos seus apoiadores votando em nulo ou branco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.