Fies: desconhecido por Thiago Abravanel, entenda como funciona o programa

O Big Brother Brasil, reality show de maior sucesso da TV brasileira, sempre dá o que falar nas redes sociais. Nos últimos dias, um dos assuntos mais comentados foi o desconhecimento de Tiago Abravanel, cantor, ator e neto do empresário Silvio Santos, sobre o que é o Fies, programa de financiamento estudantil do governo federal.

Tiago estava conversando com a participante Jessilane quando fez as declarações. A bióloga contava sobre sua trajetória acadêmica e como necessitou recorrer ao “financiamento estudantil numa faculdade particular” após não ser aprovada em uma instituição pública.

O neto de Silvio Santos, então, perguntou “o que é o financiamento estudantil”. Ao que Jessilane respondeu: “O Fies. Já ouviu falar no Fies?”. Tiago contou que já tinha ouvido falar, mas não sabia do que se tratava e pediu para a “sister” explicar a ele.

O desconhecimento sobre o programa de bolsas causou polêmicas entre internautas. Para muitos, seria uma prova de como o participante desconhece a realidade brasileira e algo que não condiz com uma figura pública que procura se mostrar “engajada” e “politizada”, como ele.

Entenda o Fies

O Fies é o principal programa de financiamento estudantil do Brasil. Ele funciona como um empréstimo feito aos estudantes de instituições particulares, podendo cobrir até 100% dos custos das mensalidades.

Existem três modalidades de financiamento. A modalidade considerada mais vantajosa é aquela oferecida para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Nela, não há cobrança de juros e o aluno pode começar a pagar só depois de concluir o curso.

O Fies foi lançado em 2001, no governo de Fernando Henrique Cardoso, mas sofreu uma grande expansão nos governos do PT. Desde 2014, no entanto, ele vem sofrendo cortes e esse ano oferecerá apenas 110.925 vagas.

O programa recebe algumas críticas pela quantidade de recursos que é transferida para instituições privadas, mas que poderia ser revertida na expansão de vagas do ensino superior público, por exemplo.

Em 2022, o Fies oferecerá 66.555 bolsas no primeiro semestre, o que corresponde a 60% do total. O restante, que corresponde a 44.370 bolsas, será disponibilizado no segundo semestre.

As inscrições vão de 8 a 11 de março e, para conseguir uma bolsa, é necessário atender aos seguintes requisitos: ter feito o ENEM a partir de 2010, não ter zerado a redação, ter nota acima de 450 nas demais disciplinas e ter renda familiar acima de três salários mínimos.

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.