Vale Gás: Bolsonaro estuda maneiras para elevar o benefício

O vale gás começou a ser pago recentemente, oferecendo uma ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade social para adquirirem o botijão de gás. Agora, ao que parece o Governo Federal estuda meios de ampliar o benefício para a população. 

Vale Gás: Bolsonaro estuda maneiras para elevar o benefício
Vale Gás: Bolsonaro estuda maneiras para elevar o benefício. (Imagem: FDR)

Pelo menos foi o que disse o presidente da República, Jair Bolsonaro, em entrevista ao programa A Voz do Brasil nesta quarta-feira, 2. Na ocasião, o chefe do Executivo falou sobre a nova transferência de renda feita através do Auxílio Brasil e como ela tem sido de extrema importância não só para os beneficiários, mas principalmente para o equilíbrio da economia nacional.

Na oportunidade, Bolsonaro ainda mencionou que o Governo Federal pretende aumentar o vale gás. Para isso, tem mantido contato com a Petrobras, que também tem elaborado uma proposta no mesmo sentido. A ideia do presidente é para que juntos, seja possível promover um incremento orçamentário no programa, viabilizando a revisão do valor do benefício. 

O vale gás, como o próprio nome indica, é destinado unicamente para a compra do botijão de gás de 13 kg. O valor do benefício é baseado na média mais recente sobre o preço de mercado do gás de cozinha, conforme apuração da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sendo assim, podem haver variações, mas o valor final sempre deverá ser de 50% do preço do produto.

Com um orçamento anual de R$ 1,9 bilhão que deve durar até dezembro de 2022, o benefício será viabilizado nos últimos dez dias úteis de cada mês. É importante destacar que o vale gás é direcionado a

  • Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal (CadÚnico), cujo a renda familiar mensal per capita é menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606); ou
  • Famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da assistência social.

Estando de acordo com esses critérios de elegibilidade, o beneficiário receberá o vale gás pela conta poupança social digital ou pelo cartão do programa original ao qual está vinculado, neste caso, o Auxílio Brasil. O recurso será pago a cada dois meses, sendo que em fevereiro o pagamento ocorre nas seguintes datas:

  • NIS final 1: 14 de fevereiro;
  • NIS final 2: 15 de fevereiro;
  • NIS final 3: 16 de fevereiro;
  • NIS final 4: 17 de fevereiro;
  • NIS final 5: 18 de fevereiro;
  • NIS final 6: 21 de fevereiro;
  • NIS final 7: 22 de fevereiro;
  • NIS final 8: 23 de fevereiro;
  • NIS final 9: 24 de fevereiro;
  • NIS final 0: 25 de fevereiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.