PIS/PASEP: Governo altera data para saque do abono; confira calendário

Trabalhadores que não sacaram o PIS/Pasep referente a 2019 têm um novo prazo para entrar com o pedido de saque. Antes, a data inicial para entrar com o pedido era 8 de fevereiro. Agora, o Ministério do Trabalho e Cidadania alterou a data para 31 de março.

A data anterior coincidia com o início do calendário para saques do PIS/Pasep 2020, mas a pasta achou melhor liberar o pagamento dos benefícios esquecidos apenas depois que os pagamentos regulares deste ano já tivessem começado.

Quem tem direito ao saque?

Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019 e não sacou o abono dentro do prazo original, que foi de julho de 2020 a junho de 2021.

É possível consultar se você tem esse saldo esquecido através do app Carteira de Trabalho Digital ou do telefone 158. Trabalhadores da iniciativa, que recebem o PIS, podem consultar também pelos seguintes canais:

Quem trabalha no setor público também poderá consultar pelos telefones do Banco do Brasil:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
  • 0800 729 0001 (demais cidades)
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos)

Onde solicitar o saque?

O pedido para receber o abono de 2019 pode ser feito presencialmente, nas Superintendências Regionais do Trabalho (confira aqui a unidade mais próxima de você), pelo app Carteira de Trabalho Digital, pelo telefone 158 (Alô Trabalhador) ou enviando um e-mail para o endereço [email protected] (é preciso trocar as letras “uf” pela sigla do seu estado).

Depois que o recurso administrativo for aberto, é preciso aguardar que o dinheiro seja reenviado para a Caixa ou Banco do Brasil, para, só então, ficar disponível para saque.

Qual o valor do PIS/Pasep?

O PIS/Pasep tem o valor máximo de um salário mínimo (R$ 1.212). O valor exato varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base (2019, nesse caso).

Se o trabalhador trabalhou 30 dias (a quantidade mínima) com carteira assinada, terá direito a 1/12 do valor (R$ 101). Se trabalhou os 12 meses, tem direito ao valor total.

PIS/Pasep 2020

O PIS/Pasep de 2020 também será pago este ano, mas será liberado de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Confira:

Lembrando que todos os saques, inclusive os do benefício esquecido de 2019, devem ser feitos até 29 de dezembro de 2022.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.