População vítima das enchentes poderá sacar abono salarial antecipado; saiba como

Em Minas Gerais e na Bahia, os trabalhadores com carteira assinada dos 48 municípios acometidos pelas enchentes, em dezembro de 2021, poderão sacar o abono salarial no dia 8 de fevereiro.

População vítima das enchentes poderá sacar abono salarial antecipado; saiba como
População vítima das enchentes poderá sacar abono salarial antecipado; saiba como (Imagem: montagem/FDR)

O anúncio da antecipação do abono salarial para as vítimas das enchentes foi realizado por Onyx Lorenzoni, ministro do Trabalho e Previdência, e por Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal.

A determinação é válida para os municípios em situação de emergência segundo a Defesa Civil. No total são 48 municípios, 31 municípios localizados em Minas Gerais e mais 17 cidades localizadas no estado da Bahia.

O abono salarial de até um salário mínimo será pago aos inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) que trabalharam com carteira assinada em 2021 e receberam até dois salários mínimos.

O ministro do Trabalho e Previdência e o presidente da Caixa Econômica Federal apresentaram o calendário do pagamento antecipado do abono salarial. As datas receberam a aprovação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Para os trabalhadores do setor privado, inscritos no PIS, o pagamento será de 8 de fevereiro a 31 de março, pela Caixa. No caso dos servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, será de 15 de fevereiro a 24 de março, pelo Banco do Brasil.

Para o trabalhador do setor privado inscrito no PIS que deseja consultar a situação do benefício e a data de pagamento basta utilizar os aplicativos Caixa Trabalhador ou o Caixa Tem a partir do mês de fevereiro.

Para os inscritos no Pasep, a consulta pode ser feita na página Consulte seu Pasep, por meio da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior) ou para o Alô Trabalhador, telefone 158.

Em relação ao valor do abono salarial, ele será proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2021. Para cada mês trabalhado será um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês completo.

Confira abaixo o calendário com as datas de pagamentos do abono salarial 2022. A tabela mostra o pagamento para os trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimento Data do pagamento
Janeiro 8 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Confira abaixo o calendário com as datas de pagamentos do abono salarial 2022. A tabela mostra o pagamento para os trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição Data do pagamento
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.