Erros frequentes do Caixa Tem e como a solucioná-los agora mesmo!

Pontos-chave
  • Grande parte dos problemas frequentes podem ser solucionados sem precisar sair de casa;
  • Algumas situações acontecem pelo alto número de acessos simultâneos;
  • O usuário deve verificar se o aplicativo está atualizado na versão mais recente.

Ao utilizar o Caixa Tem, alguns usuários se deparam com erros na plataforma. Como resultado, a experiência de uso fica comprometida. Dentre os problemas encontrados, entenda alguns dos erros frequentes do Caixa Tem e como solucioná-los, segundo apurado pelo site iDinheiro.

Erros frequentes do Caixa Tem: “Não foi possível cadastrar o dispositivo”

Erro “Não foi possível cadastrar o dispositivo”
Erro “Não foi possível cadastrar o dispositivo” (Imagem: Reprodução/Caixa/via: Barato de Celular)

Essa notificação pode surgir durante o cadastro no Caixa Tem por conta do grande número de acessos simultâneos. Ao encontrar este erro, a indicação é de esperar que esse número diminua. Geralmente, os horários de menor movimentação são entre 20h e 8h.

Erro “Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo”

Para solucionar este erro, o usuário precisará atualizar o aplicativo. Isso acontece porque o app precisa ser atualizado constantemente — para funcionar de forma correta. Para isso, basta entrar na loja de aplicativos do smartphone, encontrar o Caixa Tem e clicar na opção de “atualizar”.

Erro “Nenhuma conversa encontrada”

Erro “Nenhuma conversa encontrada”
Erro “Nenhuma conversa encontrada” (Imagem: Reprodução/Caixa/via: Leofla/Twitter)

A notificação de “nenhuma mensagem encontrada” ocorre quando acontece instabilidade no sistema. O principal motivo para esse erro é o alto número de acessos simultâneos à plataforma. Por ser um problema interno, recomendação é de sair do aplicativo e tentar novamente em outro momento.

Erro “Serviço de pagamento indisponível no momento”

Essa surge quando a plataforma da Caixa está fora do ar ou indisponível. Quando a notificação aparecer, a indicação é de verificar se a própria conexão com a internet está funcionando corretamente. Além disso, é valido conferir se o aplicativo está atualizado.

Diante do erro no pagamento de boletos pela plataforma, outra solução é reiniciar o smartphone e tentar novamente. Se nenhuma dessas opções funcione, o problema, possivelmente, acontece por questão interna. Sendo assim, será preciso aguardar a resolução da questão por parte do banco.

Erro “Bloqueio do Caixa Tem”

De forma geral, o bloqueio do app acontece por conta de problemas nos dados cadastrados — como erros no e-mail e números de documentos. Caso isso ocorra, duas opções podem aparecer: “é necessário regularizar seu acesso” ou “liberar acesso”.

Ao clicar na notificação, a pessoa será direcionada para o WhatsApp da Caixa. Assim, será necessário anexar a cópia dos documentos solicitados. Como resultado, acontecerá o desbloqueio do Caixa Tem.

Contudo, caso o usuário realize todos os passos e o aplicativo ainda continue bloqueado, será necessário comparecer a uma agência da Caixa para solucionar a questão.

Erro “The Reques is Blocked”

Erro “The Reques is Blocked”
Erro “The Reques is Blocked” (Imagem: Reprodução/Caixa/ via: Barato de Celular)

Em tradução livre, este problema significa “A solicitação está bloqueada”. De acordo com o Canaltech, quando essa notificação surge, a pessoa não consegue movimentar os recursos da Poupança Social Digital.

Para resolver a situação, a recomendação é de conferir se o app está atualizado para a última versão. Após isso, há a indicação de limpar os dados de cache e liberar as permissões da plataforma. Caso seja preciso, a pessoa poderá excluir o aplicativo do smartphone e baixar de novo para tentar um novo acesso.

Erro de tela em branco

Esse problema acontece quando, ao abrir o aplicativo, uma tela branca cobre o display do smartphone e não desaparece. Isso pode ocorrer porque o Caixa Tem recebe várias atualizações semanais, segundo o Canaltech.

Para solucionar o erro de tela em branco, a recomendação é de, primeiramente, desinstalar o aplicativo. Em seguida, a pessoa deverá limpar o cache do celular nas configurações do sistema operacional. Por fim, será preciso instalar o aplicativo novamente.

A sala de espera do Caixa Tem

Neste caso, não é um erro do aplicativo. Como forma de não sobrecarregar o sistema, foi criada a sala de espera virtual. Devido a isso, pode ser que o usuário não consiga acessar o aplicativo imediatamente — principalmente nos horários de pico.

Essa funcionalidade tem o objetivo de controlar os acessos, de forma a monitorar o números de pessoas ativas na plataforma do Caixa Tem. Desse modo, o banco terá mais condições de evitar instabilidades.

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Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.