Spotify perde R$ 11,3 bilhões em valor de mercado; saiba o motivo

Um dos principais aplicativos de música do mundo, o Spotify, perdeu US$2,1 bilhões, o equivalente a R$11,3 bilhões em valor de mercado, em apenas três dias. O causador desta queda é a saída do cantor de folk-rock, Neil Young, da plataforma, após revolta decorrente de conteúdos que trazem falsas notícias sobre a Covid-19.

Recentemente, Neil fez um alerta ao Spotify de que ele retiraria todo seu conteúdo da plataforma se a empresa mantivesse o podcast de Joe Rogan, que espalha mentiras a respeito da pandemia e põe em dúvida a eficácia da vacina. O podcast é o mais ouvido no aplicativo nos Estados Unidos e teria recebido R$ 500 milhões em um contrato de exclusividade.

Como a plataforma optou por manter o podcast em seu portfólio, Neil decidiu prosseguir com o boicote. A canadense Joni Mitchell, também retirou sua obra do Spotify em apoio ao boicote. 

A preocupação dos investidores é que a partir disto, os ouvintes resolvam cancelar suas assinaturas, provocando um efeito cascata, segundo o jornal O Globo.

Ao ser consultado, o Spotify comunicou no último domingo, 30, formas de combater notícias falsas a respeito da Covid-19. Todos os podcasts que falarem sobre a doença terão links que redirecionam para sites com informações verdadeiras verificadas.

“Temos um papel crítico em apoiar a expressão de criadores (de conteúdo) e equilibrar isso com a segurança de nossos usuários, Neste papel, é importante para mim que nós não assumamos a posição de sermos censores de conteúdo, mas também devemos assegurar que há regras e que há consequências para aqueles que as violarem”, disse Daniel Ek, presidente e fundador do Spotify.

Sobre o podcast de Joe Rogan, a plataforma não fez nenhuma menção.

Spotify 

Spotify é um serviço de streaming de música, podcast e vídeo que foi lançado oficialmente em 7 de outubro de 2008. É o serviço de streaming de música mais popular e usado do mundo. Ele é desenvolvido pela startup Spotify AB em Estocolmo, Suécia.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
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