Recém nascidos podem tirar RG? Confira regras

Muitos pais, especialmente os de primeira viagem podem não saber, mas os recém nascidos já podem ser o próprio Registro Geral (RG) e serem reconhecidos oficialmente pelo Governo Federal. A aquisição do documento foi implementada na cidade de São Paulo (SP) através das unidades do Poupatempo. 

Todos os postos do Poupatempo em território paulista realizam atendimentos de menores de idade com o propósito de viabilizar a retirada da primeira via do RG. Mas para isso, é essencial que os pais ou responsáveis estejam acompanhando os filhos. Além disso, é preciso se atentar à apresentação de alguns documentos:

  • Documento de identificação oficial com foto do pai ou responsável;
  • Certidão de nascimento do menor de idade – cópia e original.

Não é preciso se preocupar com a foto do menor de idade para o RG, pois ela será tirada no próprio local, assim como a coleta da assinatura e digital do jovem. Mas para ser atendido, é essencial fazer um agendamento pelo site do Poupatempo. Na plataforma o cidadão tem a chance de escolher a data, o horário e a unidade de atendimento desejada. 

Conforme apurado, apenas em 2021, mais de 424 mil menores de idade foram atendidos para a emissão do RG. A ampla aquisição pelo documento esta relacionada à exigência da carteira de identidade para a vacinação infantil que já teve início em território nacional. 

Vale mencionar que a emissão da primeira via do RG é totalmente gratuita, logo, não é necessário se preocupar com a cobrança de nenhuma taxa nos postos do Poupatempo, a menos que o interessado prefira receber o documento em casa pelos Correios. Neste caso, haverá a cobrança de uma taxa de R$ 9,09. 

Na oportunidade, Murilo Macedo, diretor da Empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo (Prodesp), gerenciadora do Poupatempo, o RG é a principal identificação dos brasileiros, capaz de garantir a cidadania à população, tendo em vista a necessidade de outros documentos que atuam em conjunto.

“Para fazer a primeira identidade, não existe idade mínima, e o Poupatempo está pronto para receber bebês, crianças e adolescentes para a realização desse serviço tão importante, de forma prática e rápida”, disse o diretor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.