Projeto aprovado na Câmara pode colocar FIM a existência do RG

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, o Projeto de Lei 1422/19, que determina que o número de CPF seja o único número do registro geral (RG) em todo Brasil. Agora a matéria segue para o Senado.

Projeto aprovado na Câmara pode colocar FIM a existência do RG
Projeto aprovado na Câmara pode colocar FIM a existência do RG (Imagem: Google)

O texto do projeto de lei é do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e de outros 11 deputados e foi aprovado na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, de autoria do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG).

De acordo com o substitutivo, o número de CPF deve constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

Desta forma, quando a futura lei começar a valer, o CPF será utilizado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação diante do INSS (NIT), na carteira de trabalho, na CNH entre outros.

Vigência

É prevista uma vigência de um ano a contar da publicação para que os órgãos e entidades façam as adaptações dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos para utilização do CPF como número de identificação.

O prazo será de 24 meses para que os órgãos e entidades adequem os sistemas e bases de dados e eles comecem a trocar entre si, as informações a partir do CPF.

Receita cria site exclusivo para o CPF

Após identificar um aumento na demanda por serviços ligados à regularização do CPF nos últimos dias em postos de atendimento físicos, a Receita Federal lançou em seu portal na internet uma nova ferramenta chamada de Meu CPF.

Com esta nova ferramenta, os cidadãos conseguem consultar, atualizar e ainda emitir o CPF.

A Receita preparou um guia com diversas situações em que o CPF pode estar comprometido, e o que o cidadão precisa fazer para regularizar o documento em cada uma delas.

As dúvidas também podem ser tiradas em uma sessão de perguntas e respostas que reúnem as perguntas mais comuns sobre o CPF.

Em situações comuns, o cidadão não precisa sair e consegue resolver a pendência de casa. O CPF pode ser atualizado pela internet e caso tenha a necessidade de apresentação de documentos, eles podem ser enviados por e-mail à Receita Federal.

Será preciso enviar uma selfie segurando o documento como forma de comprovar a veracidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.