Está sem RG? Inscritos no Enem poderão participar de mutirão no Detran-RJ

Para participar do mutirão não é necessário agendar, mas o comprovante de inscrição deve ser apresentado. Em todas as edições do Enem os estudantes sempre tiveram que apresentar um documento de identificação com foto.

Está sem RG? Inscritos no Enem poderão participar de mutirão no Detran-RJ
Está sem RG? Inscritos no Enem poderão participar de mutirão no Detran-RJ (Imagem: FDR)

No próximo dia 6 de novembro o Detran-RJ vai realizar um mutirão para emissão da carteira de identidade (RG) exclusivamente para os estudantes que farão a prova do ENEM, de vestibulares em geral ou exames como os do Colégio Militar e Pedro II.

Para ter direito ao serviço é necessário apresentar o comprovante de inscrição em uma dessas provas.

Mutirão do Detran-RJ para os participantes do Enem 2021

Essa é a segunda edição do mutirão, na primeira, realizada no mês de setembro desse ano, 800 estudantes conseguiram fazer seus documentos.

O serviço vai estar disponível em todos os postos do Detran-RJ espalhados pelo estado.

O atendimento acontece no dia 6 de novembro das 8h às 14h, exceto nos postos dentro de shoppings, em que o horário vai das 10h às 16h.

Para ter acesso não é necessário fazer agendamento, basta comparecer em uma das unidades com o comprovante de inscrição e a certidão de nascimento.

Caso seja a primeira emissão, o documento é gratuito, no entanto, se o candidato perdeu sua primeira via e vai realizar uma segunda emissão.

O valor cobrado é R$ 41,79, neste caso, o estudante deve pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco.

Se o estudante não tiver condições de pagar a taxa, ele poderá solicitar a isenção, para isso precisa apresentar declaração de hipossuficiência; declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XIII; ou decisão de autoridade judicial.

Vale lembrar que se o RG foi emitido para uma criança ou adolescente menor de 18 anos, ele terá que ser trocado quando a pessoa atingir a maior idade.

Documentos de identificação aceitos no ENEM

Se você é de fora do estado do Rio e perdeu o seu RG, poderá apresentar no dia do exame os seguintes documentos:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório, em caso de estrangeiro residente no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, em caso de imigrante que esteja regularizando sua situação de moradia no Brasil;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive para refugiados;
  • Identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.