Poupatempo-SP realiza mutirão para renovação da CNH amanhã (29); saiba mais

Os paulistas podem se atentar, pois acontece neste sábado, 29, um mutirão para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação trata-se de uma promoção do Poupatempo-SP, que disponibilizará 10 mil vagas. 

É importante esclarecer que será uma ação exclusivamente presencial e que abrangerá todos os postos de atendimento do Poupatempo da cidade de São Paulo (SP). No entanto, os interessados em participar do mutirão de renovação da CNH devem realizar um agendamento no site do órgão. 

Na oportunidade, o Poupatempo justificou esta iniciativa como uma maneira de auxiliar os condutores a manterem a situação regular, tendo em vista que o calendário de vencimentos da CNH voltou a vigorar. É o caso das habilitações vencidas nos meses de maio e junho de 2020, por exemplo, que devem ser renovadas até a próxima segunda-feira, 31. 

O mutirão de renovação da CNH acontecerá no horário habitual de funcionamento de cada unidade do Poupatempo, ressaltando a necessidade de agendamento feito gratuitamente pelos canais digitais do órgão. Portanto, basta que o condutor acesse o site, aplicativo ou totens de autoatendimento do Poupatempo para marcar uma hora e data. 

A ação dará preferência para os condutores cuja CNH está prevista para vencer ainda neste mês. Logo, precisam fazer as alterações necessárias a tempo, como a transferência interestadual, por exemplo. No caso da renovação simplificada, ela pode ser feita pelos canais digitais do Poupatempo, bem como nas plataformas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo.

Neste cenário não haverá a necessidade de o motorista comparecer em uma unidade. Para isso, basta seguir as etapas do procedimento online para realizar um exame médico na clínica indicada durante o procedimento. Posteriormente, o documento será entregue via Correios no endereço cadastrado. 

Lembrando que, como de costume e previsto em lei, os motoristas com CNH nas categorias, C, D ou E devem se submeter ao exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. Isso porque, existe a chance de surgir a exigência do laudo durante o exame médico. 

Este exame terá validade pelo prazo de dois anos e meio para os motoristas na faixa etária de 70 anos de idade. Outra alternativa é solicitar o rebaixamento da categoria da CNH. Este procedimento pode ser feito pelos canais digitais do Poupatempo, inclusive durante o processo de renovação simplificada. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.