PIX crédito é uma realidade? Nova modalidade pode concorrer com cartões

A proposta do Banco Central (BC) de oferecer o PIX crédito se tornará uma realidade. O Itaú Unibanco é uma das instituições que planejam oferecer este serviço que terá uma competição acirrada com os cartões de crédito, inclusive com aqueles oferecidos pela própria instituição. 

O PIX crédito do Itaú Unibanco consiste em uma etapa do sandbox regulatório que, para quem não sabe, é um ambiente do Banco Central propício para promover ideias inovadoras. Neste caso, a iniciativa será fomentada pela própria Itaucard. A ação faz com que o Itaú seja o primeiro dos grandes bancos a se mobilizar para oferecer este serviço. 

Embora os detalhes desta estratégia ainda não tenham sido divulgados, a simples informação sobre a investida neste movimento representa um novo e grande passo para a evolução e adesão ao meio de pagamento instantâneo. Atualmente, as transações via PIX consistem no débito do valor da compra da conta corrente em tempo real. 

Na prática, a medida se assemelha a uma operação realizada com o cartão de débito. Por outro lado, o PIX crédito faz parte do mais recente produto que integra uma gama de iniciativas que já concorrem diretamente com a indústria de cartões. 

“Quando você gasta no cartão, só paga quando chega a fatura, e o lojista aceita porque a bandeira é uma garantia de que o banco vai pagá-lo. É um caminho tortuoso em que o lojista, o banco e a bandeira recebem pela transação”, afirmou uma fonte de pagamentos direta do projeto do Itaú. 

Logo, há o entendimento de que uma concessão do PIX crédito dispensa as bandeiras e, por consequência, até mesmo as credenciadoras, dois intermediários cruciais em transações com cartões de crédito. Se a ação for bem-sucedida, o produto entrará em um patamar capaz de competir com o parcelamento sem juros, o qual os bancos se empenham em buscar alternativas que possam assumir o risco da inadimplência. 

Por outro lado, perdem a autonomia sobre a concessão do crédito. Por exemplo, a oferta de condições especiais junto a descontos que visam o estímulo do uso do PIX crédito com alternativa aos cartões. 

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.