É possível fazer PIX com o cartão de crédito? Conheça o PIX Garantido

O PIX é um sucesso entre os brasileiros e está ficando cada vez mais completo. Está programado para 2022, o lançamento do PIX Garantido, função que permitirá que os usuários parcelem compras. Esta será a primeira função de crédito da ferramenta. Saiba o que vem aí no PIX.

Neste ano, foi lançado o PIX Saque, modalidade em que o usuário pode realizar saques em qualquer local que ofereça o serviço, como comércios e caixas eletrônicos e terminais compartilhados como da própria instituição financeira.

Para 2022, será lançado também o PIX Troco. Nesta modalidade, o usuário faz uma transferência via PIX com valor correspondente à soma da compra e do saque e ele receberá a diferença como troco em dinheiro. No extrato será especificado o valor referente à compra e o valor sacado como troco.

“Essas duas novidades podem fazer com que haja uma redução de caixas eletrônicos na cidade, uma vez que o saque de dinheiro pode ser feito em qualquer comércio. Também vamos ter uma concorrência maior entre os métodos de pagamento, tanto em preço quanto em oferta de serviço”, avaliou Alex Peguim, COO da Speedy.io, fintech de serviços financeiros voltada para em micro, pequenos e médios empreendedores.

A última novidade revelada que envolve a solução de pagamentos é a sua utilização para a arrecadação de recursos para as campanhas eleitorais do ano que vem. A medida foi autorizada na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os partidos e candidatos devem utilizar o CNPJ ou CPF como chave de identificação.

“Acho este um marco muito importante para nós brasileiros, pois o Pix garante a rastreabilidade eletrônica da fonte pagadora. Acredito que outras novidades, como o Pix Garantido e Pix Crédito, também vão agir muito bem em terrenos onde o cartão de crédito domina, como os serviços de mensalidade, pagamentos recorrentes e até mesmo parcelamentos”, disse Alex.

Funcionalidades do PIX previstas para 2022

  • Pix Offline: Esta modalidade ainda está sendo avaliada e sendo testada com três tecnologias
  • Pix Aproximação: com esta modalidade será possível efetuar pagamento aproximando o celular da máquina de cartão, entre outras coisas
  • Débito automático: contas poderão ser colocadas para serem pagas automaticamente através da ferramenta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.