IPTU 2022: boletos já começaram a chegar em SP; confira data de vencimento

Na capital paulista a semana já começou com uma surpresa nada agradável para o bolso dos cidadãos locais. Entre o dia 24 de janeiro a 18 de fevereiro a Prefeitura de São Paulo (SP) fará a entrega das guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2022. 

IPTU 2022: boletos já começaram a chegar em SP; confira data de vencimento
IPTU 2022: boletos já começaram a chegar em SP; confira data de vencimento. (Imagem: FDR)

O calendário de vencimentos foi divulgado pela administração municipal no dia 4 deste mês, bem como as condições de pagamento. Portanto, os contribuintes devem ficar atentos, pois terão a oportunidade de efetuar o pagamento do IPTU em cota única assegurando o desconto de 3% no decorrer de fevereiro. 

Mas para aqueles que não têm todo o dinheiro em mãos, terão a chance de parcelar o tributo em até dez meses, entre fevereiro e novembro de 2022. Mas para que a adesão ao parcelamento seja validada, é essencial que a primeira parcela seja paga na mesma data de vencimento da cota única conforme disposto no cronograma.

O calendário do IPTU 2022 da cidade de São Paulo é extenso, e pode ser conferido na íntegra neste link. No mais, é importante estar ciente de que a prefeitura se comprometeu a enviar todos os carnês de pagamento via Correios até o dia 11 de fevereiro. Logo a previsão é para que o documento finalmente chegue às mãos dos contribuintes entre o período de 24 de janeiro a 18 de fevereiro. 

É importante explicar que a data de pagamento do IPTU 2022 de SP está condicionada à data em que o boleto chega na residência do contribuinte. No cronograma de vencimentos é possível observar que os prazos para pagamento do tributo são escalonados, percorrendo todos cada diária, inclusive aos finais de semana.

Na circunstância dos contribuintes que atualizaram os dados cadastrais junto ao site da Prefeitura de SP, têm a possibilidade de escolher o dia de vencimento dos boletos mensalmente. Mas para efetivar esta escolha, é necessário fornecer o número de cadastro do IPTU, dado que pode ser obtido junto aos carnês de anos anteriores. 

Contudo, se o contribuinte não fizer a atualização dos dados nem mesmo qualquer outra escolha, é preciso estar ciente de que o prazo padrão para vencimento do IPTU de São Paulo é entre os dias 9 e 14 de cada mês. Na hipótese da primeira via ter se perdido, a segunda via dos boletos já pode ser obtida junto ao site da administração municipal.

O IPTU deve ser pago até a data de vencimento prevista no boleto em agências bancárias credenciadas, terminais de autoatendimento ou internet banking, seja com o uso da guia enviada pela Prefeitura ou da emitida via internet.

Vale mencionar que alguns bancos possuem a opção de pagamento online sem o boleto, basta informar o número de cadastro do imóvel ou SQL como também é conhecido. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.