IPTU 2022: população do RJ pode pagar imposto a partir de hoje (17); saiba como

Os contribuintes do Rio de Janeiro (RJ) já podem começar a efetuar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) desta segunda-feira, 17, em diante. As guias de pagamento do imposto com vencimento para 2022 devem ser emitidas virtualmente, basta acessar o portal: carioca.rio ou respectivo aplicativo.

IPTU 2022: população do RJ pode pagar imposto a partir de hoje (17); saiba como
IPTU 2022: população do RJ pode pagar imposto a partir de hoje (17); saiba como. (Imagem: FDR)

Excepcionalmente em 2022, a cidade do Rio de Janeiro não priorizará o envio das guias de pagamento do IPTU 2022 diretamente aos imóveis registrados junto ao município. Ao invés do antigo modelo, os contribuintes cariocas serão contemplados por uma guia de cobrança em folha única.

No entanto, a administração municipal reforça a possibilidade tanto de emissão quanto de pagamento do documento através da plataforma Carioca Digital.

Pelo aplicativo, é possível quitar a dívida diretamente do celular de maneira eficaz e segura, sem precisar se deslocar a uma agência bancária ou casa lotérica e enfrentar filas para honrar o compromisso.

Mas quem ainda assim prefere ou precisa obter as vias físicas do documento, não precisam se preocupar, pois elas começarão a ser enviadas pelos Correios a cerca de 1,2 milhão de endereços em breve.

É importante explicar que o novo formato das guias de pagamento do IPTU já estão em vigor desde o ano passado, substituindo o carnê tradicional. Desta forma, de agora em diante, uma guia em uma única folha nas cores azul e branca é enviada aos imóveis em formato de carta. Portanto, é crucial se atentarem a este novo modelo para assegurar que estão pagando o documento oficial e evitar fraudes. 

Por isso, se atente aos dois códigos de barras presentes na guia. Um corresponde ao pagamento do IPTU em cota única, que conta com um desconto de 7% e o outro equivale ao vencimento da primeira parcela. 

Ambos os vencimentos estão previstos para o dia 7 de fevereiro. Vale mencionar que, além do desconto direcionado ao pagamento integral do imposto, os contribuintes que entregaram a Declaração Anual de Dados Cadastrais do imóvel (Decad) em 2021 e também pagou o IPTU em dia no ano passado, terão mais 5% de desconto, cujo valor equivalente já estará discriminado na guia de pagamento.

Neste caso, o abatimento ocorrerá na cota única cumulativamente ao desconto de 7% ou na guia da primeira parcela. Isso quer dizer que na circunstância do contribuinte que optar pelo pagamento integral, o desconto do IPTU pode chegar a 12%.

De acordo com o secretário, Pedro Paulo, apenas no que compete à entrega do Decad, 150 mil imóveis serão contemplados pelo bônus de 5% além do desconto de 7% para a cota única. 

“Também nos debruçamos sobre a promessa do Prefeito de diminuir o IPTU em algumas regiões e conseguimos reduzir o valor para mais de 60 mil imóveis, que passarão a ter uma cobrança mais justa, principalmente nas zonas Norte e Oeste”, explicou o representante do município. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.