Florianópolis anuncia data de pagamento para cota única do IPTU 2022

A Prefeitura de Florianópolis já divulgou os valores referentes à cota única ou das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Quem já tiver interesse em conferir, basta acessar o portal criado exclusivamente para o imposto, além de obter os carnês físicos. 

Florianópolis anuncia data de pagamento para cota única do IPTU 2022
Florianópolis anuncia data de pagamento para cota única do IPTU 2022. (Imagem: FDR)

Quem optar pelo site, deve saber que é preciso fornecer o número da inscrição imobiliária, selecionar o exercício de 2022 e escolher qual será a forma de pagamento, a cota única ou o parcelamento do IPTU. O vencimento da primeira parcela ou cota única está marcado para o dia 5 de janeiro.

Quem optar por este modelo será contemplado por 20% de desconto. É importante mencionar que o prazo se estende até o dia 20 de janeiro para todos os contribuintes que não possuíam débitos na inscrição imobiliária até o dia 30 de outubro de 2021. 

Os próximos vencimentos do IPTU em cota única acontecem nos dias 7 de fevereiro com 10% de desconto e 7 de março com 5% de desconto. Por outro lado, quem preferir parcelar o valor total do tributo em até dez vezes, deve saber que o primeiro vencimento está marcado para o dia 7 de março. 

Além das guias virtuais disponibilizadas no site, a prefeitura de Florianópolis também enviou três documentos de arrecadação para cada tributo, o IPTU e o TCRS. Ressaltando que será uma guia para pagamento em cota única e duas para pagamento parcelado, sendo as duas primeiras. 

O contribuinte pode escolher se deseja efetuar o pagamento do IPTU no modelo online pelo site, ou nas unidades do Pró-cidadão que possuem totens de autoatendimento. Um deles está situado na Rua João Pinto, nº 156, no centro. 

A Prefeitura de Florianópolis ainda conta com o benefício IPTU Bom Pagador, que começa a vigorar no exercício de 2022. A iniciativa visa ampliar o prazo do primeiro vencimento da cota única com 20%, que normalmente dura somente até o dia 5 de janeiro, até o dia 20 do mesmo mês. A iniciativa atende os cidadãos sem débitos junto ao município na respectiva inscrição imobiliária. 

É importante explicar que o IPTU Bom Pagador não irá alterar o prazo de pagamento com o desconto de 20% para quem não se enquadrar nos requisitos do benefício.

Para que os carnês possam ser contemplados pelo projeto, é essencial que sejam emitidos com o prazo já estendido. Isso porque, haverá a verificação dos débitos até outubro do ano anterior ao de exercício, neste caso, 2021.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.