13° salário do INSS: Tudo que há de mais atualizado sobre o pagamento

Pontos-chave
  • Fica estabelecido o pagamento da primeira parcela no mês de agosto, e da segunda no mês de novembro;
  • O pagamento acontece diretamente na conta salário do segurado, e pode ser sacado juntamente com o pagamento do mês;
  • Foi criado um projeto para que no fim do ano fosse repassado aos segurados o 14° salário do INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga tradicionalmente duas parcelas do 13° salário. É o mesmo abono dividido em 50% e depositado em meses diferentes. No fim do último ano o calendário de pagamentos de 2022 foi anunciado, e agora o Instituto informou quando será feito o repasse do 13° salário do INSS. 

13° salário do INSS: Tudo que há de mais atualizado sobre o pagamento
13° salário do INSS: Tudo que há de mais atualizado sobre o pagamento (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Desde 2020, por meio do Decreto 10.410, fica estabelecido o pagamento da primeira parcela no mês de agosto, e da segunda no mês de novembro. Antes deste decreto anualmente o presidente tinha que criar uma medida visado a antecipação dos pagamentos.

Normalmente, no sistema público ou privado do país, os recebedores do 13° têm direito a primeira parcela em novembro e recebem a segunda em dezembro. A ideia de antecipar o pagamento é uma forma de movimentar a economia.

Em anos pandêmicos, isto é, no auge da pandemia por Covid-19, os salários foram antecipados todos para o primeiro semestre do ano. Considerando que os idosos e deficientes eram justamente o grupo de risco da doença.

Calendário do 13° salário do INSS

Considerando o decreto e a ordem de pagamentos, além é claro do calendário de 2022, fica estabelecido o repasse do 13° salário do INSS da seguinte forma:

1° parcela:

Para quem ganha até 1 salário mínimo 

Para quem ganha mais que um salário mínimo:

2ª parcela:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Para quem ganha mais que um salário mínimo:

Meu INSS 2022: Cadastro, Consulta, Extrato e Agendamento de Serviços

Como funciona o pagamento do 13° salário

O décimo terceiro salário é um direito garantido por lei para aposentados e pensionistas. Por meio dele, os segurados do INSS recebem uma quantia adicional durante dois meses de pagamento.

Recebem o abono aqueles que durante o ano tiveram acesso ao salário referente a: aposentadorias, auxílio doença, pensão por morte, auxílio acidente, auxílio reclusão. Não estão inclusos os que têm acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

O pagamento acontece diretamente na conta salário do segurado, e pode ser sacado juntamente com o pagamento referente àquele mês. No caso em agosto o segurado recebe o salário daquele mês mais 50% do 13° salário. 

Na segunda parcela, paga em novembro, os repasses serão feitos com desconto do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Logo, a quantia será menor nesta data.

14° salário do INSS

Devido a antecipação do pagamento do 13° em 2020 e 2021, foi criado um projeto para que no fim do ano fosse repassado aos segurados o 14° salário do INSS. No fim de 2021 o texto chegou as comissões da Câmara dos Deputados, e havia sido aprovado por lá.

Ainda assim, para que fosse realmente confirmado seria necessário a aprovação no Congresso Nacional. E mais tarde, a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Para tanto, o grande questionamento é a respeito da fonte de custeio do programa.

Até o momento, o projeto de lei que instituí a criação do benefício definiu que os pagamentos deveriam acontecer em março de 2022 e 2023. O repasse apenas será confirmado caso haja formas de bancar o pagamento, e seja devidamente aprovado.

Ou seja, ainda não é possível confirmar que realmente o 14° salário do INSS será uma realidade no país. Por hora, ele funciona como um projeto em análise.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile