FGTS: saque-aniversário começa a ser liberado; confira calendário

O saque-aniversário do FGTS em 2022 já começou a ser liberado. Os nascidos em janeiro podem sacar uma parte do fundo desde o primeiro dia do mês até 31 de março. Além disso, o prazo para adesão à modalidade, para quem nasceu em janeiro, vai até o fim do mês.

O saque-aniversário existe desde 2020 e apresenta opções diferentes de acesso aos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, aos quais todo trabalhador formal tem direito. Agora, é possível sacar uma parte do fundo no mês de aniversário do trabalhador e nos dois meses subsequentes.

O saque-aniversário pode representar uma ajuda financeira significativa, mas quem opta pela modalidade perde o direito a sacar o FGTS se for demitido sem justa causa. Isso não acaba com a multa rescisória de 40% e o direito a acessar o fundo em caso de aposentadoria, doença grave e compra de imóvel, que continuam valendo.

Calendário do saque-aniversário 2022

O saque-aniversário é liberado no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e fica aberto até o última dia útil do segundo mês subsequente. Fica disponível, portanto, durante três meses. Confira a seguir como fica o calendário do saque nesta modalidade em 2022.

Calendário Saque-aniversário FGTS 2022
Imagem: FDR

Como aderir ao saque-aniversário

A adesão pode ser feita por vários canais:

  • Através do site fgts.caixa.gov.br
  • Do app “FGTS”
  • No Internet Banking da Caixa
  • Ou em uma agência da Caixa

O app “FGTS” é a forma mais recomendada. Dentro dele, basta clicar em “Meus Saques”, “Modalidade Saque-Aniversário”, aceitar os termos e condições e preencher dados sobre a conta e o dia para receber.

Como desistir do saque-aniversário

Quem optar por sair do saque-aniversário deverá esperar 24 meses para ter seu pedido de desistência efetivado. Isso é mais um motivo para se questionar se vale a pena trocar de modalidade.

O pedido pode ser feito dentro do app “FGTS”, bastando aderir ao saque-rescisão, que é a modalidade convencional.

Qual o valor do saque-aniversário?

O valor do saque-aniversário depende do saldo total das suas contas FGTS. Se você tiver até R$ 500 de saldo, poderá sacar 50%. Se tiver acima disso, o percentual diminui e é acrescido uma parcela fixa.

Por onde sacar o dinheiro?

Ao contratar o saque-aniversário, você informa em que conta prefere receber o valor. Pode ser uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.