Vai alugar um imóvel? Fique atento ao golpe da falsa locação

A busca por uma moradia costuma ser um processo bastante estressante, especialmente se você decide que vai alugar um imóvel. As condições de locação são minuciosas e bastante burocráticas, ainda que o estado da residência não seja dos melhores. 

Na ansiedade, muitas pessoas se apressam em fechar um contrato e alugar um imóvel sem ao menos ter feito uma visita ao local. E é exatamente neste ponto que a atenção deve ser redobrada, pois as chances de cair em um golpe são altas. Foi o que aconteceu na Irlanda, mais precisamente nas cidades de Cork, Dublin e Oslo.

Golpistas foram pegos em flagrante após anunciarem um apartamento para locação, com preferência para estudantes de intercâmbio e turistas de todo o mundo. O anúncio, que foi feito em páginas de grupos de hospedagem na rede social Facebook, apresentava um imóvel para aluguel na cidade de Galway, na Irlanda. 

Segundo informações do The Mirror, uma das participantes do grupo notou que o mesmo imóvel estava sendo anunciado para locação em localizações diferentes e em vários grupos do Facebook por três contas distintas. Ao constatar que se tratava de uma atitude de má-fé, ela fez a seguinte publicação em uma das páginas: 

“Tenha cuidado com todos os golpes de aluguel que estão acontecendo. Este mesmo post foi anunciado nos grupos de locação de casas em Cork, Dublin e Oslo”, informou. 

Mesmo diante do alerta, o anúncio de locação do apartamento permaneceu ativo em vários grupos e com ofertas imperdíveis para estudantes e turistas. Muitos ainda solicitam informações complementares na tentativa de agendar visitas no imóvel. Outros mais atentos reforçaram que se tratava de um golpe:

“É uma farsa! De forma alguma um apartamento de 2 quartos com essa localização sairá por esse preço! Vi essa publicação antes e é uma farsa”, alertou um dos usuários do grupo. 

O golpe funciona da seguinte forma, no intuito de chamar a atenção das vítimas, com preferência para estudantes de intercâmbio e turistas, conforme mencionado no próprio anúncio, os golpistas anunciam as mesmas fotos de um único apartamento informando localizações diferentes por várias cidades turísticas da Europa, com foco em regiões estudantis. 

No geral, as informações são as mesmas, com a promessa de um apartamento com localização central, nas proximidades das principais universidades de determinada região. Outro atrativo é uma sala de estar equipada com um sofá reclinável e uma TV de 55 polegadas. A única diferença é a moeda que pode variar de um país para outro. 

Na publicação sobre a locação, o anunciante se apresenta como um futuro colega de apartamento com a qual o estudante de intercâmbio ou turista irá morar. Na tentativa de cativar e conquistar a atenção e confiança, a pessoa ainda descreve algumas características de sua personalidade as colocando como um atrativo. 

Até mesmo as autoridades locais alertam quanto à prática do golpe, clamando aos estudantes de intercâmbio e turistas de todo o mundo que prestem bastante atenção e tomem muito cuidado com os anúncios de locação de imóveis via redes sociais.

A atenção e desconfiança devem ser redobradas quando a comunicação entre as partes ocorre exclusivamente pelo Facebook e/ou WhatsApp. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.