Descubra como receber renda de aluguel mesmo não tendo uma casa própria

Quem nunca ouviu a frase: “o melhor investimento é em imóvel, porque ninguém pode te roubar”. A cultura de investimentos em imóvel no Brasil vem de longa data e se fortaleceu depois do confisco da poupança no governo Collor. A ideia de viver com renda de aluguel não acontece de hoje. 

Quantos pais que ao verem o saldo de suas contas bancárias simplesmente desaparecer ficaram traumatizados e passaram a aconselhar seus filhos a investir em imóveis. Afinal, para eles, esse seria o investimento “mais fácil, seguro e rentável”. 

O conceito para eles seria simplesmente comprar um imóvel, ir alugando, enquanto ele iria se valorizando. Com isso, o proprietário iria receber a renda de aluguel todo mês, a qual com o passar dos anos tenderia somente a aumentar. 

Mas a verdade é que investir em imóveis para receber renda de aluguel não é tão fácil assim. Existem muitos riscos como ficar com o imóvel desalugado por um período maior do que o esperado e ter que arcar com as despesas de condomínio, iptu, cotas extras. Ou ainda, o inquilino deixar de pagar. Sem contar com as despesas de manutenções e reformas.

Fora que o processo de aquisição de um novo imóvel já está associado a vários custos como comissões à imobiliária, emissão de certidões, registro no cartório geral de imóveis, pagamento de ITBI, além de possíveis juros em caso de financiamento. 

Mas, é possível receber renda de aluguel mesmo não sendo proprietário de um imóvel! Você pode fazer isso comprando cotas de Fundos Imobiliários (FII). 

Para isso, é necessário apenas que você tenha uma conta em uma corretora de valores, escolha o fundo que você quer investir e envie a ordem de compra através do home broker, mesma plataforma para compra de ações, afinal, os fundos imobiliários são negociados pela bolsa de valores.

Mas, mesmo sendo negociados em bolsa, os FIIs costumam possuir uma volatilidade (variação de preço) muito menor que as ações.

Vantagens:

  • Baixo valor de compra

Uma das maiores vantagens de investir em fundos imobiliários é o fato de eles serem extremamente acessíveis. Você pode adquirir uma cota por um valor bem baixo, inclusive, existem cotas sendo negociadas por apenas 100 reais.

Este é um grande diferencial quando comparamos a escritura de compra e venda de um imóvel cuja transação envolve tantos custos, além do próprio preço do imóvel que custa milhares de reais. 

É claro que 100 reais não serão suficientes para gerar uma boa renda de aluguel, mas é um valor possível para quem já quer começar e manter a disciplina nos investimentos.

Lembrando que o tempo é o maior amigo de quem busca multiplicar o patrimônio. Quanto antes você começar, mantendo a constância de investir todos os meses, mais rápido você irá conquistar os seus objetivos. 

  • Diversificação e redução dos riscos

Um mesmo fundo pode investir em mais de um imóvel, em localizações diferentes, com inquilinos diferentes. Isso reduz muito o risco de inadimplência do aluguel e também de prejuízos caso os imóveis fiquem desocupados.

Se você tivesse apenas um imóvel, o seu risco de sofrer com o impacto da inadimplência e de não conseguir alugar o imóvel por um período seria muito maior, concorda?. 

Além disso, você pode comprar cotas de FIIs diferentes, o que reduziria ainda mais o seu risco, e tornando o investimento ainda mais seguro para você. Você pode ser dono de uma cota de shoppings centers, galpões logísticos e imóveis muito valorizados que você só conseguiria ser dono, caso fosse milionário. 

  • Isenção Fiscal

Você não precisa pagar imposto de renda sobre as rendas de aluguéis quando é um cotista de um fundo imobiliário negociado na bolsa de valores. Em caso de imóveis físicos, essa isenção só aconteceria caso o valor do aluguel fosse limitado a R$1.903,98. No entanto, caso a renda do aluguel fosse superior a R$4.664,68, você já seria obrigado a pagar 27,5% de IR. 

  • Compra e Venda quando quiser

Depois que você já abriu uma conta em uma corretora de valores e está habilitado a negociar através do home broker, você pode comprar e vender cotas de fundos imobiliários em apenas alguns segundos. 

No entanto, quanto tempo levaria para você ser o proprietário de um imóvel desde o momento da primeira visita até o momento em que você tem a compra e venda registrada no respectivo cartório de imóveis? Pelo menos uns 2 meses. 

E caso deseje vender? Quanto tempo desde o momento do anúncio até o recebimento do valor total da venda? Dependendo do tipo do imóvel pode levar muitos meses. 

  • Sem burocracia

O administrador do fundo é o responsável por todas as questões legais, reformas, tratativas com inquilinos, etc. Você não precisa se preocupar com nada disso.