A nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box que trata do uso de aplicativos, revelou um aumento no uso de apps e programas de fidelidade, gestão de milhas e cashback em todo o Brasil. A retomada da circulação de pessoas nas ruas e a crise econômica são fatores que contribuíram para este resultado. Saiba mais.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 20 de novembro do ano passado e participaram 2.036 pessoas com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone.
Ao passo que apps como AME, Livelo, Smiles cresceram no ranking do Radar de Popularidade de Apps, outros como Latam Pass, Oktoplus, Meliuz e Shell Box estrearam no gráfico, que mostra os aplicativos que mais aparecem na tela principal do smartphone da população brasileira.
Levando em consideração que a pesquisa foi reafixada no mês de novembro, é possível que promoções relativas a Black Friday tenha impactado o resultado obtido. O aplicativo Livelo foi o que registrou o maior crescimento em 12 meses.
Também se destaca o crescimento contínuo dos apps Picpay e Telegram, que superaram pela primeira vez a barreira da presença na tela principal de 10% ou mais dos smartphones do país.
O PicPay vem concentrado suas forças para aumentar a base de usuários, ao mesmo tempo que prepara seu IPO. A plataforma adquiriu ainda o GuiaBolso no último ano.
O Telegram, por sua vez, vem se tornando uma alternativa ao WhatsApp, em especial, para usuários que desejam entrar em grupos ou canais com grande número de usuários.
A volta do brasileiros aos aeroportos também explica a presença de aplicativos de companhias como Azul, da Latam Airlines e do Latam Pass, apareçam no Radar.
O Radar inclui aplicativos que aparecem na tela principal de no mínimo 2% dos smartphones nacionais. Somente 60 apps bateram esta meta. É importante ressaltar que as pessoas entrevistadas devem listar até 20 aplicativos que ficam na tela principal de seu smartphone. Os entrevistados citaram 1.826 apps diferentes.