10 aplicativos que vão ajudar você a controlar sua vida financeira de uma vez por todas

Pontos-chave
  • O relatório anual publicado pelo britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios diz que o Brasil ficará na 11ª posição de maior economia mundial;
  • Ter mais organização pode ser muito benéfico a curto e longo prazo;
  • Os quatro primeiros aplicativos listados são os melhores apps do Brasil.

Um novo ano começa e com ele a esperança de se tomar novas atitudes, como por exemplo, aprender a controlar sua vida financeira. Graças a tecnologia, hoje essa organização pode estar na palma da sua mão. Para isso, conheça opções de aplicativos gratuitos para controle financeiro e planejamento.

A palavra de ordem para ter sucesso dentro das suas finanças é organização. Sem ela dificilmente você vai conseguir chegar ao sucesso, alcançar as metas que traçou e conquistar seu sonho. Disciplina e planejamento também são outros desdobramentos importantíssimos para uma boa organização.

De acordo com a colunista financeira do portal FDR, Karem Ochsendorf, algumas das nossas atitudes são consideradas como sabotagem financeira. Em outras palavras, nós mesmos acabamos por colocar fim em um plano que poderia dar certo dentro das nossas finanças.

Por exemplo, com pensamentos negativos a respeito da relação com o dinheiro. A preguiça em se organizar, o descontrole financeiro, e tantas outras atitudes que partem de nós mesmos e que nos prejudicam.

Por isso, o primeiro passo antes de tomar qualquer atitude é ter controle sobre a sua mente e suas ações. Dessa forma, se responsabilizando pelos seus atos, fica mais fácil de conseguir obter sucesso.

Mas, como fica a economia em 2022?

O relatório anual do publicado pelo britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios em 26 de dezembro do último ano, diz que o Brasil ficará na 11ª posição de maior economia mundial.

Mas, os números não são assim tão animadores. De acordo com o boletim Focus de 2022, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil será de 0,28%, menor que o 0,36% que era esperado na primeira semana do ano.

Foi divulgado nesta segunda-feira (10), o boletim do Banco Central com as expectativas financeiras para o ano. Para a taxa Selic, por exemplo, a estimativa é que termine o ano em 11,7%. Esta taxa é responsável por ditar juros no Brasil.

Enquanto isso, o mercado acredita que neste ano a cotação do dólar fique em R$ 5,60. Lembrando que este resultado depende tanto de fatores internos como de externos. Mas atinge o preço de alimentos e produtos importados vendidos no Brasil.

Por que controlar sua vida financeira?

Embora pareça uma boa conduta a ser tomada por boa parte dos brasileiros, nem todos conseguem dar o primeiro passo para controlar sua vida financeira. Mas, tomar essa atitude pode ser muito benéfica a curto e longo prazo.

O Blog Genial Investimentos faz o alerta a respeito desse tipo de providência tomada pelo cidadão.

Com as finanças organizadas, fica mais fácil perceber não apenas o tempo presente sem dor de cabeça com o dinheiro, mas projetar seu futuro. O orçamento sob controle ajuda, por exemplo, a custear o estudo dos filhos, aproveitar a vida e planejar a sua aposentadoria. 

Além dos planos para o futuro, fazer um planejamento financeiro hoje pode livrar você de dívidas e de se enforcar durante este ano de 2022. Segundo Karem Ochsendorf, especialista financeira e colunista do FDR, o primeiro passo para uma boa organização é listar todos os seus gastos mensais.

Colocando em ordem tudo o que você tem de despesa e tudo o que pode ser visto como lucro, sua organização fica mais clara. Dessa forma o cidadão consegue identificar em que mês terá mais alívio financeiro, e quando ficará mais sufocado nas contas.

Apps gratuitos para organização financeira

Listamos alguns aplicativos de celulares e para baixar no seu tablet ou computador, que vão planilhar todos os seus gastos e ajudar no controle das finanças.

Os apps possuem recursos gratuitos que vão te ajudar a visualizar melhor o quanto está sendo gasto por mês, o quanto você ganha e o quanto pode separar do total para: gastos fixos, investimentos, lazer e entretenimento.

Procure na loja de aplicativos do seu celular por:

  1. Mobills;
  2. Organizze;
  3. Minhas economias;
  4. Guiabolso;
  5. Orçamento Fácil;
  6. Money Lover;
  7. Toshl Finance;
  8. CoinKeeper;
  9. Monefy;
  10. Wisecash.

Dessa lista, conforme informa a Mobills, os quatro primeiros aplicativos listados são os melhores apps do Brasil quando se trata de colocar a vida financeira em ordem. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]