Aplicativos possibilitam pagar IPVA e IPTU no cartão de crédito; conheça

Pontos-chave
  • O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são tributos anuais cobrados no início do ano;
  • Os boletos de pagamento podem ser pagos nas agências bancárias ou caixas eletrônicos;
  • Porém, com a modernização no pagamento, o IPTU e o IPVA pode ser quitado em aplicativos como o Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e Ame Digital;

O pagamento de tributos, como IPTU e IPVA, já começaram a serem cobrados em diversos estados brasileiros. Antes, os boletos de pagamentos eram enviados pelos correios e a quitação só poderia ser feita nos caixas eletrônicos e agências bancárias. Porém, com a modernização tudo pode ser feito online.

Aplicativos possibilitam pagar IPVA e IPTU no cartão de crédito; conheça
Aplicativos possibilitam pagar IPVA e IPTU no cartão de crédito; conheça (Imagem: montagem/FDR)

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são tributos anuais cobrados no início do ano. Os boletos de pagamento podem ser pagos nas agências bancárias ou caixas eletrônicos.

Porém, com a modernização no pagamento, o IPTU e o IPVA pode ser quitado em aplicativos como o Mercado Pago, PicPay, RecargaPay e Ame Digital. Além da facilidade, esses apps garantem pontos no cartão de crédito. As regras para o pagamento desses tributos variam de acordo com o aplicativo escolhido.

Mercado Pago

Esse app não cobra tarifas para débitos com valores de até R$ 1 mil. Porém, boletos acima desse valor têm uma tarifação de 2,49%. O aplicativo funciona 24 horas por dia e permite que seja feito o pagamento do IPTU e IPVA.

Para isso, basta acessar o app, selecionar a seção “Boletos e tributos”. Após isso, será preciso digitar o código de barras do boleto ou Escanear com a câmera do seu celular. Os boletos são registrados no mesmo dia até as 20h e confirmados em até 2 dias úteis.

RecargaPay

Assim como o app anterior, não taxação para valores de até R$ 1 mil. Já os valores acima dessa quantia terá uma cobrança de 2,49%. O pagamento é feito por meio do número do código de barras. Para isso, basta selecionar “Contas e Boletos” e digitar os números.

PicPay

Diferente de seus concorrentes, o PicPay possui uma tarifa fixa de 2,99% para qualquer boleto pago no cartão de crédito. Para o pagamento é necessário tocar no QR Code do app que aprece no canto superior esquerdo da tela inicial.

Após isso, basta apontar a câmera do celular para o QR Code que aparece no monitor. Será apresentado o valor do boleto e demais dados sobre o pagamento, como destinatário, tipo de tributo e valor. Após confirmar as informações, basta finalizar com a senha ou digital.

Ame Digital

O Ame cobra uma taxa de 1,99% em transferências com cartão de crédito. O boleto pago tem retorno em cashback. Para isso, é só entrar no app da Ame e clicar em “Serviços Financeiros” e seguir as orientações do aplicativo.

IPTU

O IPTU é um tributo anual cobrado de quem possui imóvel localizado na zona urbana do município. O imposto está previsto no artigo 156, inciso I, da Constituição Federal/1988, sendo de competência municipal.

Aplicativos possibilitam pagar IPVA e IPTU no cartão de crédito; conheça
Aplicativos possibilitam pagar IPVA e IPTU no cartão de crédito; conheça (Imagem: montagem/FDR)

Sendo assim, são as prefeituras que definem as alíquotas cobradas, assim como as possíveis isenções. O seu pagamento pode ser à vista ou parcelado, sendo concedidos descontos para a quitação em parcela única.

Os imóveis pertencentes ao Poder Público, templos religiosos, escolas e instituições de assistência social sem fins lucrativos são isentos. O não pagamento do IPTU pode fazer com que o contribuinte seja inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN).

Já para empresas, a dívida impede a participação em licitações e concorrências públicas. Todo o dinheiro arrecadado com o imposto fica no município podendo ser usado para melhorias na cidade. O valor é definido com base no valor venal da propriedade multiplicado pela alíquota estabelecida.

IPVA

O IPVA é um tributo anual que pode ser pago em cota única, geralmente com desconto, ou parcelado. Após a quitação do imposto é liberado o licenciamento do veículo que permite sua circulação nas estradas brasileiras.

O valor do tributo é calculado com base na tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a alíquota que incide sobre o tipo de veículo. Essa tabela tem como base os dados coletados entre fevereiro e julho do ano anterior à cobrança do IPVA.

O valor arrecadado é dividido entre o estado e o município em que o veículo está registrado. O débito proibi a condução do veículo e o descumprimento gera multa e apreensão do mesmo.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.