ENEM acontece no próximo domingo (9); confira como consultar local de prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecerá nos próximos domingos, 9 e 16 de janeiro. A prova será realizada para aqueles candidatos que não compareceram e justificaram a falta no dia da prova, que aconteceu em novembro de 2021.

ENEM acontece no próximo domingo (9); confira como consultar local de prova
ENEM acontece no próximo domingo (9); confira como consultar local de prova (Imagem: montagem/FDR)

Estão aptos para participar da reaplicação da prova os alunos que, na data regular da prova, estavam com sintomas de doenças infectocontagiosas, como a Covid-19. Além desses, aqueles com problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras razões específicas.

Os estudantes com isenção da taxa de inscrição que faltaram à prova do ENEM em 2020 também poderão fazer a prova. Além desses, os detentos ou pessoas sob medida socioeducativa com privação de liberdade também podem fazer o exame.

O candidato precisará conferir o Cartão de Confirmação na página do participante para saber se o pedido de reaplicação foi aceito. No cartão haverá data, local e o horário da prova, número de inscrição, língua estrangeira escolhida, dados de atendimento especializado e o nome social.

A realização da reaplicação da prova do ENEM irá acontecer seguindo a mesma ordem das provas que foram realizadas nas datas regulares. A divulgação dos resultados será realizada no dia 11 de fevereiro de 2022.

O candidato que irá realizar a prova do ENEM deve ficar atento às orientações para o dia da prova. Para acessar o local é necessário apresentar um documento original com foto, podendo esse ser:

  • RG;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Formulário de identificação interna (no caso de pessoa privada de liberdade);
  • Prontuário de identificação interna (no caso de pessoa privada de liberdade).

Além do documento de identificação, o candidato deve ter em mãos caneta para a realização da prova. Porém, essa deve ser esferográfica preta de material transparente. Sendo assim, o cartão-resposta e a prova dissertativa-argumentativa deve ser preenchida com essa caneta.

É importante saber que lápis, canetas coloridas e borracha não são permitidos. Além desses itens, são proibidos: telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos; qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros.

Os estudantes podem levar seu próprio lanche no dia da aplicação do Enem. Os únicos itens proibidos pelo MEC são bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas. Durante a prova, devido à pandemia de Covid-19, será exigido o uso de máscara de proteção.

Além disso, é recomendado que os candidatos higienizem as mãos com álcool. Não é obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação, porém, o MEC recomenda que o candidato leve uma via impressa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.