Conselho da Ufac anuncia nova regra na nota de corte usando o Enem

Instituição decidiu reduzir a nota de corte para quem usar o Enem como forma de ingresso. A decisão já aprovada demonstra a preocupação da Ufac em possibilitar que mais pessoas façam cursos de graduação.

Conselho da Ufac anuncia nova regra na nota de corte usando o Enem
Conselho da Ufac anuncia nova regra na nota de corte usando o Enem (Imagem: FDR)

Reunião realizada pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Acre (Ufac) no último dia 29 de novembro decidiu pela redução da nota de corte para ingresso na instituição através do SISU.

Ufac nova regra para uso do Enem

Em edições anteriores do SISU, a nota de corte das áreas de conhecimento era 400 e da redação 500 pontos, com a mudança esses valores cairão para 0,01.

Essa mudança foi pensada para permitir uma maior ocupação das vagas oferecidas pela instituição.

E, consequentemente, um aumento no ingresso de estudantes no nível superior de ensino.

Durante entrevista à Rede Amazônica Acre, a pró-reitora de graduação da universidade, Ednaceli Damasceno, comentou sobre a mudança que será aplicada já na primeira seleção do ano de 2022.

“Às vezes, na terceira chamada em alguns cursos de graduação sobravam 15 a 18 vagas e não temos mais lista de espera porque os candidatos não conseguiram alcançar essa nota mínima, então, levamos essa proposta para nossa reitora e para o conselho universitário e o conselho aprovou”, afirmou Damasceno.

Com essa alteração, para concorrer as vagas da Ufac no SISU basicamente é necessário não ter zerado as provas do Enem. No próximo ano a universidade vai oferecer 1.830 vagas no primeiro semestre e 530 no segundo.

De acordo com a pró-reitora, a mudança na nota de corte não deve diminuir a concorrência dos cursos.

“Essa alteração na nota de corte em nada altera essa concorrência. Esses cursos que são mais concorridos, como medicina, direito, psicologia, sempre têm uma lista de espera suficiente para ocupar todas as vagas. Mas, tem outros cursos menos concorridos na Ufac que na terceira ou quarta chamada não tem mais lista de espera. Então, para esses cursos é um benefício porque a gente vai conseguir, creio eu, ocupar todas as vagas”, acrescentou Ednaceli Damasceno.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.