Calendário oficial do PROUNI, SISU e FIES de 2022 já foi publicado?

Seleções do PROUNI, SISU e FIES devem acontecer no mês de fevereiro, mesmo mês em que o resultado do ENEM será divulgado. Programas oferece vagas em instituições de ensino superior.

publicidade
Calendário oficial do PROUNI, SISU e FIES de 2022 já foi publicado?
Calendário oficial do PROUNI, SISU e FIES de 2022 já foi publicado? (Imagem: FDR)

Após a divulgação da data em que será publicado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021, os estudantes se questionaram se poderiam ou não utilizar a nota do exame no PROUNI, SISU e FIES.

Inicialmente se acreditou que os programas abririam o período de inscrição em janeiro.

publicidade

O que inviabilizaria o uso do desempenho no Enem, que só terá o resultado disponível no em 11 de fevereiro de 2022.

Datas prováveis para o PROUNI, SISU e FIES

Os estudantes podem ficar um pouco mais tranquilos, ao menos os que fizeram o Enem 2021, pois, as datas prováveis para inscrições serão após a divulgação do resultado do exame.

Com isso, é provável que na seleção dos três programas seja possível utilizar a nota do Enem 2021; veja abaixo as datas:

  • SiSU– 15 a 18 de fevereiro de 2022;
  • ProUni– 22 a 25 de fevereiro de 2022;
  • Fies– 01 a 04 de março de 2022.

Vale lembrar que ainda é necessário que uma publicação oficial seja feita com o cronograma completo.

Prouni

Concede bolsas de estudos (50% ou 100%) em instituições de ensino superior particulares. Nos últimos dias uma MP publicada pelo Presidente modificou o critério para inscrição.

publicidade

Agora, quem fez todo o ensino médio na rede pública ou que fizeram o ensino médio em escola particular, como bolsista e também fora dessa condição poderão participar.

O que segue mantida é a renda familiar máxima de 3 salários mínimos. E a proibição da participação de quem possui diploma de nível superior não pode participar, exceto os professores da rede pública que podem ingressar em cursos de licenciatura.

SiSU

Esse é o único dos três programas que oferece vagas em instituições públicas, estaduais e federais. Para participar é necessário não ter zerado a redação do Enem, lembrando que geralmente é aceito apenas o último exame realizado.

publicidade

No caso do SiSU, quem possui diploma de nível superior pode participar da seleção.

FIES

Nele, o estudante tem acesso ao financiamento do seu curso de graduação, mas só começa a quitar a dívida após a formatura.

Os critérios para participação são:  ter feito o ENEM, a partir de 2010, não ter zerado a redação e atingido 450 pontos ou mais em cada área.

publicidade

O estudante também precisa estar inserido em uma das faixas de renda atendidas pelo programa.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.