Vestibular 2022 do IFNMG está com inscrições abertas usando nota do Enem

As inscrições para o vestibular 2022 do IFNMG estão abertas até o mês de fevereiro de 2022. A seleção oferece 644 vagas em cursos de vários campis e vai acontecer sem aplicação de provas.

Vestibular 2022 do IFNMG está com inscrições abertas usando nota do Enem
Vestibular 2022 do IFNMG está com inscrições abertas usando nota do Enem (Imagem: FDR)

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu inscrições para o seu vestibular 2022.1.

Que oferece 644 vagas em cursos presenciais dos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

As vagas estão distribuídas pelos seguintes grupos:

  • 5% para pessoas com deficiência (independente de escolaridade)
  • 5% para estudantes vindos de Escolas Família Agrícola (EFA).
  • 40% para a ampla concorrência.
  • 50% para quem fez todo o ensino médio em escola da rede pública de ensino, com percentual para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e candidatos de baixa renda.

Vestibular 2022 do IFNMG

Para o primeiro semestre letivo de 2022 o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais não vai aplicar provas.

Com isso, os estudantes terão que selecionar uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 a 2021.

Inscrições no vestibular 2022 do IFNMG

Os interessados em ingressar no Instituto têm até 14 de fevereiro para se inscrever através do site da Fundação CETEC Minas.

O resultado preliminar deve ser divulgado em 17 de fevereiro, quando os estudantes poderão entrar com recurso e a primeira chamada acontece no dia 03 de março.

Como usar a nota do ENEM?

Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio, precisa saber as diversas formas de utilizar o seu desempenho para começar um curso de nível superior.

Seleções próprias: Como essa realizada pelo IFNMG, nelas as instituições definem as regras utilizadas e são responsáveis por todo o procedimento. Para saber sobre elas é necessário acompanhar as publicações da instituição em que deseja ingressar.

Universidades estrangeiras: Diversas universidades fora do Brasil aceitam a nota do exame, em alguns casos é necessário passar por outras etapas de seleção.

Prouni, FIES e SISU: São as formas mais conhecidas, todas reguladas pelo Ministério da Educação (MEC).

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.