Enem 2021: Confira 7 dicas para você que vai participar da prova do próximo domingo (9)

Pontos-chave
  • Reaplicação do Enem começa em breve.
  • Três grupos participam das provas em janeiro.
  • Resultado do Exame deve ser divulgado já em fevereiro.

Próximo domingo, 9, será marcado pela reaplicação do Enem 2021 para três grupos de participantes. Esses dois domingos encerram a aplicação do exame do ano passado e preparamos uma seção de dicas para você que vai participar.

Enem 2021: Confira 7 dicas para você que vai participar da prova do próximo domingo (9) (Imagem: FDR)
Enem 2021: Confira 7 dicas para você que vai participar da prova do próximo domingo (9) (Imagem: FDR)

Nos dias 9 e 16 de janeiro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Participarão os inscritos no PPL (para pessoas privadas da liberdade), quem se inscreveu em julho e quem teve o pedido de reaplicação aceito.

Esse será o encerramento da aplicação do Enem 2021, após isso, em 10 de fevereiro o INEP planeja divulgar os resultados das provas de todos os participantes, exceto dos treineiros.

Pensando em te dar aquela forcinha necessária nessa reta final fizemos uma seleção com 7 dicas precisas que vão te ajudar no momento da prova.

Não exagere na véspera da prova

O dia anterior à prova precisa ser de descanso, você até pode escolher um programa, como assistir a um filme ou sair para passar, para se distrair. Mas, é importante ter em mente que não pode exagerar.

Já pensou se você exagera e acaba fazendo a prova cansado? Isso provavelmente vai prejudicar o seu desempenho.

A véspera de prova também não é o momento ideal para estudar, provavelmente você já fez isso por meses e, tentar focar apenas nos estudos nesse dia em especifico pode ser desesperador.

Faça um check-list antes de sair de casa

Isso mesmo, uma listinha escrita, nada mental apenas, onde você pode marcar tudo de vai precisar para o exame, veja abaixo os itens que você pode inserir na sua listagem:

  • Documento de identificação
  • Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente
  • Máscara reserva
  • Álcool à 70%
  • Água
  • Lanches
  • Cartão de confirmação

Esse último item não é obrigatório, assim como os lanches, mas o INEP recomenda que os participantes levem o cartão para eventuais consultas.

Enem 2021: Confira 7 dicas para você que vai participar da prova do próximo domingo (9)
Enem 2021: Confira 7 dicas para você que vai participar da prova do próximo domingo (9) (Imagem: FDR)

Vista-se de forma confortável

Por muito tempo as pessoas afirmavam que as vestimentas dos participantes poderia ser um critério de eliminação no exame.

Não se sabe ao certo com base em que essa afirmação era feita.

Mas, não, a forma como você se veste não vai te eliminar da prova.

Por outro lado, a nossa dica é que você invista em roupas que te deixem confortáveis, que não te tragam distrações ou problemas durante a prova.

O que pode te eliminar é o uso de aparelhos eletrônicos ou de chapéus, por exemplo

 Faça pausas entre as provas

O tempo do exame é sim considerado curto devido a grande quantidade de questões e a redação do primeiro dia.

Mas, você precisa de alguns segundinhos para respirar entre uma prova e outra, se comer um chocolate é algo que te acalma, então, faça isso, beba água ou simplesmente respire fundo.

Leia o tema da redação antes de responder as questões

Essa é uma estratégia que pode te ajudar bastante na hora da produção, isso porque você pode encontrar alguma questão que te lembre de pontos necessários em seu texto.

Caso queira começar produzindo o texto, deixe para passar a limpo depois de responder a algumas questões, isso porque, de certa forma, você acaba descansando e corre menos risco de cometer erros na hora da transcrição.

Comece pelas questões mais fáceis

Encontrou uma questão difícil que não está conseguindo responder? Então, passe para a próxima e depois você volta na que ficou para trás.

Quando você foca apenas na questão difícil, acaba restando menos tempo para responder as demais e a possibilidade de errar muitas acaba sendo maior.

Fique atento ao comando da questão

As provas do Enem 2021 devem ter o mesmo perfil utilizado nos outros anos, com enunciados e textos que são considerados grandes, com isso você precisa de fato entender o que está sendo perdido ali.

Ficou em dúvida em uma questão? Vá por eliminação, mas fique atento aos detalhes, pois, eles podem tornar uma resposta tão falsa quanto verdadeira.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.