Novo ENEM prepara estrutura de prova inédita a partir de 2024

O Conselho Nacional de Educação (CNE), e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se reuniram nesse mês para discutir mudanças na estrutura de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Existem novas expectativas que devem ter início a partir de 2024.

Novo ENEM prepara estrutura de prova inédita a partir de 2024
Novo ENEM prepara estrutura de prova inédita a partir de 2024 (Imagem: FDR)

Diferente de tudo que já que foi trazido no Enem desde a sua criação em 1998, os Conselhos têm avaliado a possibilidade de uma reformulação no Exame.

O texto completo, que traz todas as propostas de mudanças e atualizações, será votado em 25 de janeiro de 2022 no plenário do CNE. E claro, deve contar com o aval do Ministério da Educação (MEC).

Até o momento, o que já divulgado mostra que a prova deve contar com questões discursivas, além das tradicionais de múltipla escolha. O objetivo seria dividir a prova em duas etapas revitalizadas:

  • 1ª etapa: redação + perguntas de formação geral (sem divisão por disciplina, cobrando habilidades mais interpretativas do que conteudistas);
  • 2ª etapa: perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante. 

Mas calma, caso aprovadas, essas mudanças não começarão no próximo ano, e sim a partir de 2024. Até mesmo por isso, devem ser muito bem analisadas e contextualizadas dentro do que os jovens e vestibulandos estão vivendo.

O principal motivador dessas mudanças no Enem, é a reforma do Ensino Médio, prevista para começar já no próximo ano. Com essa medida, a rede pública e particular deve reservar 40% da sua carga horária para um ensino aprofundado em áreas de escolha do próprio estudante.

Por exemplo, quem tem mais familiaridade e interesse em línguas, poderia focar parte dos seus estudos nesse nicho. Por consequência, a estrutura do Enem seria alterada para acompanhar os novos conteúdos aplicados em sala de aula.

Prova atual do Enem

Hoje, o Enem também é dividido em duas fases, mas precisamente em dois domingos consecutivos. O primeiro dia de prova contém 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 sobre linguagens, 45 sobre ciências humanas e uma redação.

Na semana seguinte, os vestibulandos voltam ao local de prova e encaram mais 90 questões de múltipla escolha. Dessa vez, sendo 45 testes de ciências da natureza, e 45 testes de matemática.

Com a nota do Exame divulgada, o que deve acontecer em 11 de fevereiro de 2022, os participantes poderão se candidatar a uma vaga no ensino superior. Por meio do SISU para a rede pública, PROUNI e FIES para a rede particular.

Além de usar seu desempenho nos vestibulares internos oferecidos por cada universidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]