Pausa nos vestibulares: confira 4 dicas para aproveitar o recesso e se preparar para as provas

Pontos-chave
  • As férias pode ser um bom momento para fazer revisões e reforçar os estudos nas matérias com mais dificuldade;
  • Descansar também é importante e é necessário para a mente conseguir ter mais força para aguentar a correria de estudos e provas;
  • A principal dica é conseguir nas férias estudar para os vestibulares sem deixar de descansar e curtir com os amigos e familiares;

As férias escolares estão chegando e os pré-universitários ficam na dúvida se aproveitam esse momento para descansar ou estudar para os vestibulares. É importante lembrar que essa é a etapa final para a entrada no ensino superior e, portanto, cada minuto deve ser aproveitado.

Pausa nos vestibulares: confira X dicas para aproveitar o recesso e se preparar para as provas
Pausa nos vestibulares: confira X dicas para aproveitar o recesso e se preparar para as provas (Imagem: montagem/FDR)

As férias escolares são esperadas por todos os estudantes para se desligar das atividades e pressão do dia a dia. Porém, para aqueles que irão fazer os vestibulares, as férias pode ser um bom momento para fazer revisões e reforçar os estudos nas matérias com mais dificuldade.

Descansar também é importante e é necessário para a mente conseguir ter mais força para aguentar a correria de estudos e provas. Portanto, a principal dica é conseguir nas férias estudar para os vestibulares sem deixar de descansar e curtir com os amigos e familiares.

Diante disso, preparamos 4 dicas para ajudar você a se preparar para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, além disso, aproveitar as férias.

Rotina

Nada de usar as férias para passar o dia dormindo ou deitado no sofá assistindo Netflix. Mesmo estando sem aulas é possível manter uma rotina que tenha horário para dormir, acordar, estudar e se divertir.

A dica é usar uma agenda ou planner e fazer o planejamento semanal. Nessa ferramenta, que pode ser impressa ou digital, você deve definir o melhor horário para ir dormir e acordar. Nesse caso, deve ser tirado 8h a 9h diárias, considerando o tempo que você leva para adormecer.

Definindo isso, é possível saber quantas horas você terá disponível para as tarefas do dia. Sendo assim, você deve definir, semanalmente, quais serão as matérias a serem estudadas no dia, assim como a quantidade de horas dedicada a isso.

Além disso, você deve retirar um momento para passar com a família e amigos ou para fazer algo que deseja, como assistir a um filme ou começar a aprender algo novo. Com isso, você saberá exatamente o que fará no dia e não irá perder tempo fazendo coisas desnecessárias.

Planejamento de estudos para os vestibulares

Assim como dito no tópico anterior, é importante que o estudante saiba exatamente o que tem para fazer no dia. Sendo assim, a dica é separar um horário específico durante toda a semana para se dedicar, exclusivamente, para os estudos e revisões.

Sendo assim, o horário escolhido deve ser com base no que o estudante mais sente disposto a estudar. Já sobre o que estudar a dica é escolher duas matérias por dia, fazendo com que o horário disponível para os estudos seja dividido em dois, com pausa para o lanche ou descanso.

Nesse contexto, a indicação de professores é que seja escolhida uma matéria que tenha mais facilidade e/ou interesse e outra que sinta mais dificuldade. Assim, deve se começar pela mais difícil e depois passar para a mais fácil.

Além disso, é indicado tirar um dia na semana para fazer simulados e revisões. Existem diversas plataformas que oferecem, de forma gratuita ou paga, aulas de revisão. Além disso, geralmente, as universidades, assim como o Enem, disponibilizam as provas anteriores.

Diversão e estudos

Uma forma de estudar de forma mais interativa é por meio de jogos e filmes. Existem diversos aplicativos que tratam de temas voltados para os vestibulares. Além disso, há opções que permitem a interação entre amigos ou pessoas do mundo inteiro.

Já sobre os filmes, nada melhor do que aprender assistindo uma boa história. Existem vários filmes que tratam sobre temas de filosofia, geopolítica, história e arte. Além disso, é possível assistir filmes legendados e praticar a língua estrangeira escolhida nos vestibulares e Enem.

Ler antes de dormir

Uma forma de aproveitar aquela horinha antes do sono chegar, sem desperdiçar fuçando no celular e prejudicando o sono, é começar a ler aquela lista de clássicos. A leitura ajuda no relaxamento e contribui para uma boa noite de sono.

Em compensação a luz do celular inibi o sono, prejudicando assim o rendimento no outro dia. Todo estudante sabe que não adianta fugir da leitura dos clássicos. Sendo assim, caso não seja um hábito, a leitura à noite, além de prazerosa, fará com que você consiga aprender um pouco mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.