Nota do Enem 2021 sai em fevereiro de 2022; por que prazo preocupa estudantes?

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), saberão o resultado da prova no dia 11 de fevereiro de 2022. Essa data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela realização do exame.

Apenas nesta data os candidatos poderão realizar consultas no seu boletim com as notas individuais em cada uma das provas realizadas nos dois dias de exame. Referente aos conteúdos de: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

O que é a prova do ENEM?

A prova do ENEM é a principal entrada para o ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e para obter bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 

As notas são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio.

Assim, a demora para a divulgação dos resultados interfere na aplicação das notas em processos seletivos das universidades. Quanto mais tarde o resultado sair, mais tarde será iniciado o ano letivo do estudante.

Abstenção da prova

Nos dois dias do ENEM as taxas de abstenção foram mais baixas do que as registradas no ano de 2020. 

Em 2020 a prova teve 5,8 milhões de inscritos e registrou 51,5% de ausência no primeiro dia e 55,3% no segundo dia.

Já neste ano de 2021 foram cerca de 3,1 milhões de inscritos e abstenções de 26% e 29,9% no primeiro e no segundo dia, respectivamente.

Reaplicação

Mesmo com esse recorde de abstenção, o Inep não realizou mudanças no edital. Sendo assim, aqueles alunos que estavam isentos, não prestaram a prova e não justificaram a ausência perdem o direito à gratuidade da taxa de inscrição no ano de 2021.

Somente doenças infectocontagiosas ou mortes na família foram aceitos, aqueles que deixaram de fazer a prova por medo de contrair Covid-19 só poderiam participar do Enem 2021 pagando a taxa de R$ 85.

Assim, apenas 3,1 milhões de  inscrições haviam confirmadas, esse é o menor número desde 2005.

O grupo fará a reaplicação do exame em 9 e 16 de janeiro de 2022, na mesma data que as pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.