Nota do ENEM saiu! Como faço para entrar na universidade agora?

Nota do ENEM possibilita o acesso ao ensino superior, seja em cursos de graduação, licenciatura ou tecnológicos. Com ela é possível ingressar em instituições públicas ou particulares.

Nota do ENEM saiu! Como faço para entrar na universidade agora?
Nota do ENEM saiu! Como faço para entrar na universidade agora? (Imagem/Reprodução: Google)

Fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 e ainda não sabe como usá-lo?. Com a nota do ENEM o estudante brasileiro consegue ingressar em várias instituições brasileiras, tanto privadas quanto públicas. Além da possibilidade de estudar em países como Portugal, França e Estados Unidos.

Como usar a nota do ENEM 2020?

Existem diversas formas de usar seu desempenho no exame para ingressar em cursos de nível superior. Confira abaixo um pouco mais sobre cada uma delas:

SiSU – Sistema de Seleção Unificada

O SiSU seleciona estudantes para estudar em instituições públicas estaduais e federais de todo o Brasil.

A seleção geralmente acontece duas vezes ao ano, mas em 2020 além das seleções regulares, ainda tivemos uma para vagas remanescentes. Para se inscrever é preciso ter feito o Enem mais recente.

A primeira seleção do Sistema para ingresso em 2021 vai ser aberta na próxima semana, de 6 a 9 de abril.

Prouni – Programa Universidade para Todos

Com o Prouni estudantes brasileiros ou naturalizados têm acesso a bolsas de estudo em instituições privadas de nível superior.

Para as bolsas integrais, 100%, o estudante precisa comprovar que possui renda familiar de até um salário e meio por pessoa; já para as bolsas parciais, 50%, a renda familiar é até 3 salários mínimos por pessoa.

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil

No FIES, os estudantes têm a possibilidade de fazer o financiamento de cursos superiores (bacharelado, licenciatura e de grau tecnológico) em instituições particulares de todo o país.

O candidato deve ter feito o ENEM a partir de 2011 e o único requisito estabelecido para se inscrever é não ter zerado a redação e atingido, pelo menos, 450 pontos de média aritmética no Enem.

Graduação no Exterior

Diversas instituições fora do Brasil aceitam a nota do exame como forma de ingresso.

No entanto, é importante ficar atento, pois muitas delas criam outras etapas para o processo seletivo, exigindo até mesmo participação no Vestibular próprio, em alguns casos, mesmo com uso da nota.

Países como Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Canadá, França e Portugal recebem os estudantes pelo ENEM, no caso desse último, existe até um convencido como MEC.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.