UFRJ divulga número de vagas que estarão disponíveis no SISU 2022

Da primeira seleção do ano do SISU 2022 a Universidade Federal do Rio de Janeiro vai ofertar mais 5 mil vagas. São diversos cursos de graduação que contam com ampla concorrência e sistema de reserva de vagas.

UFRJ divulga número de vagas que estarão disponíveis no SISU 2022
UFRJ divulga número de vagas que estarão disponíveis no SISU 2022 (Imagem: FDR)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada de 2022.

Serão 5.223 vagas, sendo 2.595 para a ampla concorrência e as outras 2.628 para estudantes da rede pública de ensino.

UFRJ no SISU 2022

Poderão participar da seleção apenas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021, isso porque o SiSU geralmente faz uso apenas da edição mais recente do exame.

No SISU cada instituição pode inserir algumas regras próprias para seus candidatos.

No caso da UFRJ há pesos diferentes para concorrer a cada curso.

Por exemplo, para Medicina as notas da redação e ciências da natureza têm peso 4; linguagens e matemática peso 2 e ciências humanas, peso 1.

Vale lembrar que o curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro teve a maior nota de corte de todo o país no SiSU 2021.2, ficando com 824,40.

Para saber mais sobre o SiSU 2022 na UFRJ acesse o Termo de Adesão.

SISU 2022

Todos os anos o Sistema de Seleção Unificada recebe a adesão de instituições públicas para oferecer vagas aos estudantes que fizeram a edição mais recente do ENEM.

O SISU cuida de todo o processo de inscrição e seleção dos estudantes, o que acontece a partir das notas de corte, por outro lado, as instituições têm autonomia para estabelecer algumas regras.

Cada candidato pode escolher duas opções de curso e podem, inclusive, participar das listas de espera.

Geralmente são feitas duas seleções ao ano, uma no início de cada semestre e para participar é necessário não ter zerado a nota de redação do ENEM.

E observar as notas de corte, que são calculadas com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

Lembrando que essas notas de corte são apenas um parâmetro para o candidato, elas não garantem que ele será selecionado para aquele curso.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.