Preço da carne faz consumo ser o menor em 25 anos; confira alimentos alternativos

Com o aumento do preço da carne bovino o consumo da proteína no país teve uma queda, chegando a ser a mais baixa nos últimos 25 anos. Esse dado foi divulgado pelo Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte.

De acordo com os dados da Companhia Nacional de Abastecimento, o consumo da carne bovina em 2021 por habitante foi de 26,5 Kg. Esse foi o resultado mais baixo dos últimos 25 anos, segundo a pesquisa.

Em 2006 o consumo da carne bovina por habitante foi de 42,8 Kg, sendo esse o maior pico durante o período de 25 anos de pesquisa. Comparando esse dado com o desse ano, o recuo foi de quase 40%, em 14 anos.

O consumo da carne bovina começou a ter uma enorme queda em 2020, devido à pandemia de Covid-19 e ao aumento no preço da proteína gerada pela crise econômica. Na época, a média de consumo foi de 29,3 Kg por habitante.

Esses dados foram divulgados pelos pesquisadores do Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte (CiCarne). A estimativa é que o consumo da carne bovina passe a ter um crescimento nos próximos anos, com o retorno gradual da economia e o fim da pandemia.

Sendo assim, o consumo da proteína está diretamente ligado à situação econômica do país e dos brasileiros. Sendo assim, os pesquisadores da Cicarne estimam um crescimento gradual e constate, a partir do crescimento da renda.

A queda no consumo da carne bovina é resultado da alta na inflação e do desemprego no Brasil. Em novembro, o IPCA foi de 0,95%, abaixo dos 1,25% de outubro. Porém, levou a alta acumulada em 12 meses a 10,74%, segundo dados do IBGE.

A taxa de desemprego no penúltimo trimestre de 2021 caiu para 12,1%. Mesmo assim, a falta de trabalho estava atingindo 12,9 milhões de brasileiros. Para piorar a situação, o rendimento médio da população encolheu pelo quinto trimestre consecutivo, atingindo um nível histórico.

Todos esses dados são resultados dos dois anos de pandemia que o Brasil vem enfrentando. Sendo assim, com o avanço na vacinação e com a redução nos casos e óbitos por Covid-19, a estimativa é que a situação continue a melhorar.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.