Com a chegada de 2022, muitos investidores passam a projetar o desempenho dos papéis n Bolsa de Valores. Os analistas do BB Investimentos acreditam que há a possibilidade de se antecipar ao movimento de retomada da Bolsa. Em meio aos setores promissores, a instituição selecionou melhores ações para 2022.
Melhores ações para 2022 no setor financeiro
Neste ano, o aumento da competição e a inadimplência deve impactar os bancos. Contudo, os analistas do Banco do Brasil observam duas opções para aplicar: Santander (SANB11) e BTG Pactual (BPAC11).
Os agentes entendem que esses bancos operam com as melhores rentabilidades da indústria bancária — ao mesmo passo que evoluem a um ritmo sustentável.
Há o entendimento que seguros é o segmento que deve se destacar. O BB avalia que as companhias com melhor eficiência nos negócios de subscrição (underwritting) devem despontar.
Os analistas afirmam que, para 2022, o aumento do crédito deve auxiliar mais as empresas que atuam dentro de um ecossistema bancário (bancassurance).
Dentro do segmento de seguros, a principal recomendação do BB é a Caixa Seguridade (CXSE3).
Melhores ações para 2022 no setor de commodities
Neste ano, dentre as commodities, a siderurgia e as companhias de óleo devem se destacar. O BB Investimentos acredita que a siderúrgicas seguirão aproveitando a demanda aquecida na Europa e Estados Unidos.
Além disso, a produção reduzida de aço pode sustentar os valores em níveis elevados em parte considerável dos mercados. Na siderurgia, as indicações do BB são a Gerdau (GGBR4) e CSN (CSNA3).
Entre as petroleiras, a principal empresa citada é a Petrobras (PETR4). Esta companhia paga bons dividendos. Além disso, a empresa deve continuar
aproveitando as condições positivas oferecidas pelos atos preços de petróleo.
Dentro da distribuição de combustíveis, uma empresa bem posicionada é a Vibra Energia (BRDT3).
Este ano também deve ser aproveitado pelas commodities agrícolas. O BB destaca a SLC Agrícola (SLCE3) — que possui uma estratégia positiva de hedge cambial, e seguirá aproveitando os valores altos dos produtos.
Entre os setores que performarão bem neste ano, estão as companhias do setor de proteína animal.
O BB estima que a JBS (JBSS3) possivelmente se sairá melhor — com a performance apoiada pela demanda aquecida e pelo resiliente consumo de frangos e suínos, em detrimento da carne bovina, o no mercado local.
Melhores ações para 2022 no setor de infraestrutura
As elétricas, especialmente as distribuidoras, ainda se recuperam da alta da inadimplência em meio à pandemia. Contudo, o BB observa bom ponto de entrada para hidrelétricas. As transmissoras seguirão entregando o crescimento contratado nos leilões de 2016 e 2019.
No setor de energia elétrica, os analistas apostam na Alupar (ALUP11). Em saneamento, a indicação vai para a Copasa (CSMG3).
Em transportes, as recomendações são: Azul (AZUL4) com estimativa de maior tração no segundo semestre; Localiza (RENT3), em meio à fusão com Unidas (LCAM3); e Simpar (SIMH3), que tem um portfólio diversificado e alto potencial de desenvolvimento nas áreas de concessões, logística e locação de veículos.
Melhores ações para 2022 no setor de consumo
Os analistas demonstram otimismo com as varejistas, mesmo após a desaceleração do consumo visto no terceiro trimestre de 2021. A instituição recomenda a Americanas S.A. (AMER3), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3) e Grupo SBF (SBFG3).
O BB estima que as ações do setor devem voltar à atenção do investidor, ao mesmo passo que exista sinais de melhora gradual das vendas e inflação — assim como projeções de afrouxamento monetário.
Há perspectiva neutra para construtora, shopping centers, saúde e educação. Apesar disso, o BB sugere a MRV (MRVE3), Multiplan (MULT3) e Rede D’Or (RDOR3).