Natal 2021: vendas no varejo físico têm crescimento em relação ao ano anterior

De acordo com o Serasa, o Natal de 2021 rendeu mais vendas no varejo físico se comparado com o ano anterior. O crescimento na venda foi de 2,8%. 

No varejo físico, as vendas natalinas apresentaram alta, o aumento é registrado após a considerável queda do setor no ano de 2020, os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Os registros de 2020 marcaram uma baixa histórica, a maior desde o início da série, a queda foi de 10,3% em comparação às compras de varejo de 2019.

A queda no varejo físico é um dos reflexos da pandemia do coronavírus que tornou o isolamento social uma necessidade para a contenção da doença. Nesse período, além da crise econômica intensificada, as compras online foram a solução mais prática e segura adotada por muitos.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país é um dos principais responsáveis pela volta das reuniões familiares que desencadeia a necessidade de ir às compras de fim de ano. “Em 2020, com o primeiro ano de pandemia muitas pessoas evitaram as festas devido ao isolamento social, sendo assim qualquer tipo de aquisição foi evitada. Já neste ano, a população brasileira voltou com a comemoração natalina e os consumidores retomaram as lojas com mais força para fazerem suas compras” explica o economista.

Como funciona o Indicador Serasa Experian de Atividades do Comércio

A Serasa Experian realiza serviços de informações para a prestação de apoio de empresas na hora de tomada de decisões. O levantamento dos dados são feitos com profundo conhecimento do mercado, onde ao menos 6 milhões de consultas são respondidas por dia, atendendo cerca de 500 mil clientes para que as melhores decisões sejam tomadas nos negócios dos clientes que confiam na empresa.

Para o indicador da Serasa do Natal foram consideradas as consultas realizadas entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2021, assim como nos registros dos anos anteriores.

O fim de semana considerou os números dos dias 17 ao dia 19 de dezembro de 2021 comparados aos dias 18 a 20 de dezembro de 2020.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.