Rendimentos de dois dígitos: títulos do Tesouro Direto voltam a atrair investidores

Nesta quarta-feira (29), as taxas de retorno dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto aumentaram. A rentabilidade anual no Tesouro Prefixado chegou a dois dígitos. O resultado acontece em meio a tensão com servidores públicos e a divulgação de dados da inflação.

Rendimentos de dois dígitos: títulos do Tesouro Direto voltam a atrair investidores
Rendimentos de dois dígitos: títulos do Tesouro Direto voltam a atrair investidores (Imagem: Montagem/FDR)

Os investidores se atentaram aos desdobramentos da decisão de servidores públicos — vinculados a órgãos do governo federal — de realizar paralisações menores até uma greve geral.

A ação visa pressionar o governo de Jair Bolsonaro a oferecer reajuste salarial amplo para as categorias da administração pública. O entendimento aconteceu após uma assembleia no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). A reunião aconteceu nesta quarta.

Também no cenário doméstico, houve destaque para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), também chamado de inflação de aluguel. Em dezembro, foi registrada uma alta de 0,87%, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O resultado ficou acima do estimado pelos agentes do mercado financeiro. O levantamento Projeções Broadcast previa que o indicador tivesse elevação de 0,74% — com estimativas variando de 0,06% a 1,02%.

No acumulado anual, a inflação de aluguel chega a 17,74%. As projeções apontavam para uma alta de 17,63% no período. No ano passado, o indicador encerrou em 23,14%.

Em meio a isso, os juros concedidos no Tesouro Prefixado chegaram a 10,93% ao ano. Este valor se refere à atualização da tarde desta quarta. Na abertura pela manhã, a rentabilidade tinha sido de 10,85%.

Já o Tesouro Prefixado 2026, disponibilizava 10,66% ao ano. O número foi nove pontos-base maior do que as taxas registradas pela manhã.

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto

Estas foram as taxas de retorno dos títulos públicos do Tesouro Direto na tarde desta quarta (29):

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile