INSS: atendimento será prioritários em cidades atingidas pelas enchentes

INSS anuncia concessão de abonos para população afetada pelas enchentes. Nessa quarta-feira (29), o Instituto Nacional do Seguro Social informou que estará dando prioridade para a aprovação dos abonos de quem foi prejudicado pelas chuvas da Bahia. Até o momento, o estado decretou calamidade pública e já contabilizou 21 mortos. Acompanhe.

INSS: atendimento será prioritários em cidades atingidas pelas enchentes (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
INSS: atendimento será prioritários em cidades atingidas pelas enchentes (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Nos últimos dias o Brasil vem acompanhando as tragédias no interior da Bahia. Centenas de pessoas ficaram sem suas casas devido as fortes chuvas que inundaram diversos municípios. Com isso, o INSS informou que estará priorizando a análise a aprovação dos abonos de quem residir nessas regiões.

Reforço do INSS para ajudar baianos

De acordo com o órgão, 48 agências da previdência social estarão atuando em estado de emergência para adiantar o pagamento dos abonos. O processo de solicitação segue o mesmo, sendo necessário recorrer ao Meu INSS e comprovar as documentações necessárias.

De modo geral, o INSS espera aprovar os pedidos que já estavam em andamento. Há ao menos 46.350 solicitações de benefícios previdenciários e assistenciais para o estado. Metade é destinado para idosos e pessoas com deficiência e outra metade para pagamentos como aposentadorias, pensões, auxílios-reclusão, salário maternidade, benefícios por incapacidade e seguro defeso.

“Em breve, todas as APS do estado da BA devem ser contempladas pela ação, além das cidades mineiras que também estão em situação de calamidade”, informou o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Tabela do INSS 2022: Calendário de Pagamentos e Alíquotas de Contribuição

Lista dos abonos que podem ser aprovados pelo INSS

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile