Prova de Vida do INSS 2022: Veja as datas e regras para realizar o processo

Volta a ser cobrada a prova de vida do INSS a partir do próximo mês. Após a criação de um novo calendário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as comprovações acontecerão no mês de nascimento do aposentado ou pensionista. A novidade é a prorrogação para quem não fez o processo em 2020.

Prova de Vida do INSS 2022: Veja as datas e regras para realizar o processo
Prova de Vida do INSS 2022: Veja as datas e regras para realizar o processo (Imagem: FDR)

Na terça-feira, 28, o INSS publicou a Portaria nº 1.400 com todos os detalhes e regras sobre a cobrança da prova de vida a partir de 2022.

Fica decidido que quem não fizer o procedimento até julho, terá o pagamento automaticamente bloqueado. Isso, claro, para quem nasceu entre janeiro e junho e que estava dentro do calendário.

Aqueles que deveriam ter feito a prova de vida do INSS até dezembro de 2020, o prazo final é fevereiro de 2022. E quem deixou de comprovar entre janeiro e junho de 2021, a data limite é até março do próximo ano. 

Caso estes segurados não realizem o processo, as consequências são o bloqueio de seus salários após 6 meses de suspensão. Para desbloqueio é necessário entrar com um processo interno no INSS com documentos que comprovem sua vida, e justificando porque não recorreu ao procedimento habitual.

No caso dos segurados que estão com a prova de vida atrasada, o calendário estabelecido foi esse:

MÊS DE VENCIMENTO         //      PRAZO FINAL

Para aqueles que vão seguir o cronograma regular, vale o mês de nascimento. Mas, por exemplo, quem nasceu em outubro tem de setembro a novembro para regularizar seu salário.

Prova de Vida INSS 2022: Calendário e regras para comprovação online e presencial

Fique atento aos avisos!

Aqueles que não sabem identificar quando devem realizar a prova de vida do INSS, precisam ficar atentos aos avisos enviados pelo Instituto. Os terminais de autoatendimento do banco em que é feito o saque do salário, costuma informar sobre a necessidade do procedimento.

Bem como o aplicativo do Meu INSS, ou envio de cartas para o endereço do aposentado ou pensionista.

Meu INSS

O procedimento ainda pode ser feito online, sem necessidade de comparecer a agência bancária que recebe seu salário. Nesse caso, basta criar seu login no aplicativo ou site do Meu INSS.

No entanto, o cidadão precisa ter sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile