INSS: acordos com postos avançados traz melhorias nos atendimentos

Há algum tempo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com prefeituras e entidades de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se mobilizaram para criar e implantar os postos avançados. A iniciativa foi de extrema importância, pois tem ajudado nos atendimentos dos segurados da autarquia. 

INSS: acordos com postos avançados traz melhorias nos atendimentos
INSS: acordos com postos avançados traz melhorias nos atendimentos. (Imagem: FDR)

Para se ter uma noção da amplitude dos postos avançados, cerca de 945 mil atendimentos já foram realizados no decorrer de 2021 somente no Estado do Rio de Janeiro (RJ). Deste total, cerca de 26.764 ocorreram exclusivamente nessas novas unidades. 

Neste sentido, a expectativa é para que este trabalho ganhe cada vez mais apoio, evidenciando o trabalho dos servidores de todas as gerências do Estado, sobretudo, na qualidade do atendimento.

Para o gerente-executivo Campos dos Goytacazes, Daniel Mussi, a pretensão é para que haja uma diminuição significativa na fila de espera dos processos de manutenção em 2022.

Assim, será possível retomar o serviço de avaliação social em agências pontuais, além de inaugurar novos acordos de cooperação técnica (ATC) e implementar um projeto capaz de auxiliar os servidores que têm dificuldades de atingir essas metas.

No que compete ao acordo entre os municípios sobre os postos avançados, o INSS já firmou acordos com Rio das Ostras, Porto Real, Seropédica e Tanguá. Essas são todas regiões agregadas às gerências de Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Duque de Caxias e Niterói, respectivamente. 

“Com essa medida, os segurados não precisam se deslocar para outro município em locais onde temos os acordos, o que facilita também a divulgação da importância da Previdência Social para a população”, afirmou a gerente-executiva de Volta Redonda, Fabiane Azevedo. Na gerência de Niterói foram totalizados mais de 208 mil atendimentos somente em 2021, através de 14 agências. 

Contudo, deste total de postos avançados, a unidade situada no Bairro de Fátima possui a maior demanda de segurados, com mais de 30 mil atendimentos prestados no ano. Isso porque, o INSS também mantém acordos com três municípios próximos a Niterói, sendo eles: Saquarema, Iguaba e Tanguá. 

Neste ano, foram realizados mais de 15 mil atendimentos nos postos avançados instalados junto às respectivas prefeituras. O gerente-executivo de Niterói, Marcus Vinicius Vasconcelos, explica que esses números representam o necessário e imprescindível atendimento a todos os cidadãos fluminenses no momento mais difícil pelo qual todo o mundo tem passado. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.