Calendário da prova de vida do INSS tem nova organização a partir do próximo mês

A partir do próximo ano, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social terão que realizar a prova de vida do INSS no mês de seu aniversário. É importante lembrar que a exigência da comprovação de vida está suspensa até o fim deste ano, devido a pandemia de Covid-19.

Calendário da prova de vida do INSS tem nova organização a partir do próximo mês
Calendário da prova de vida do INSS tem nova organização a partir do próximo mês (Imagem: FDR)

Os aposentados e pensionistas que não realizaram a prova de vida do INSS entre novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão realizar o procedimento no próximo ano. A comprovação poderá ser feita na agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.

A prova de vida do INSS é uma exigência anual e tem como objetivo evitar pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. Diante disso, as instituições financeiras responsáveis pelo pagamento da aposentadoria ou pensão marcam com os segurados a data de realização da comprovação de vida.

Porém, devido à pandemia de Covid-19 essa obrigação foi suspensa no ano passado e voltou neste ano por alguns meses até ser suspensa novamente até o fim do ano. A ideia foi evitar a disseminação da doença, principalmente entre os grupos de aposentados e pensionistas que fazem parte do grupo de risco.

A prova de vida pode ser feita pelo titular do benefício ou seu representante legal, como procurador, tutor, curador ou administrador provisório. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos.

Para ter acesso a prova de vida por biometria facial é necessário está cadastrado os bancos de dados do TSE ou Detran. Dessa maneira, a ferramenta fica disponível no site ou aplicativo Meu INSS.

Os segurados acamados, hospitalizados, com dificuldades de locomoção ou maiores de 80 anos podem solicitar a prova de vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS.

Calendário prova de vida do INSS 2022

  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2021: janeiro de 2022;
  • Vencimento da comprovação em julho e agosto/2021: fevereiro de 2022;
  • Vencimento da comprovação em setembro e outubro/2021: março de 2022;
  • Vencimento da comprovação em novembro e dezembro/2021: abril de 2022;
  • Vencimento da comprovação em janeiro e fevereiro/2022: maio de 2022;
  • Vencimento da comprovação em março e abril/2022: junho de 2022;
  • Vencimento da comprovação em maio e junho/2022: julho de 2022;
  • Vencimento da comprovação em julho/2022: agosto de 2022.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.