O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal anunciaram o início do pagamento do vale-gás na segunda-feira (27) para as famílias atingidas pelas fortes chuvas em Minas Gerais e na Bahia neste mês de dezembro.
Ao todo, cerca de 108 mil famílias poderão sacar os R$ 52 que o programa está pagando atualmente. Elas também estão inscritas no Auxílio Brasil e residem em municípios que decretaram estado de calamidade devido ao desastre natural.
Com isso, os demais beneficiários do programa estão em dúvida sobre quando receberão o benefício, que também é conhecido como “auxílio gás”. Entenda a seguir.
Vale-gás começa a ser pago em janeiro de 2022
O Ministério da Cidadania havia se comprometido a começar o pagamento do vale-gás ainda neste ano, mas não foi possível tomar as medidas que viabilizariam isso, como atualização de banco de dados dos beneficiários.
O pagamento que está sendo feito agora é voltado apenas para as vítimas das enchentes na Bahia e em Minas Gerais, como uma ação emergencial.
Desse modo, o vale-gás começará a ser pago regularmente em janeiro de 2022, a partir do dia 18, seguindo o calendário do Auxílio Brasil.
Calendário completo do vale-gás
Confira o calendário completo do pagamento do auxílio gás em janeiro de 2022, de acordo com o NIS do beneficiário:
- 18/01: NIS terminado em 1
- 19/01: NIS terminado em 2
- 20/01: NIS terminado em 3
- 21/01: NIS terminado em 4
- 24/01: NIS terminado em 5
- 25/01: NIS terminado em 6
- 26/01: NIS terminado em 7
- 27/01: NIS terminado em 8
- 28/01: NIS terminado em 9
- 31/01: NIS terminado em 0
Quem pode receber?
Inicialmente, o vale-gás será pago para dois grupos:
- Famílias cadastradas no CadÚnico que tenham renda per capita igual ou menor que meio salário mínimo
- Famílias que residam com um beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada)
Com isso, o governo espera atender a 5,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. Mas a expectativa é expandir o programa, aumentando o número de beneficiários.
Como sacar o vale-gás?
O vale-gás é depositado numa Conta Poupança Social criada pela Caixa Econômica Federal. É possível ter acesso a essa conta por meio do aplicativo Caixa Tem, onde os beneficiários podem consultar quando o dinheiro foi recebido, transferir para outras contas e até fazer PIX.
Também é possível sacar numa agência da Caixa, ou, para quem tem o cartão do antigo Bolsa Família, sacar em qualquer lotérica ou agência bancária.