Vale-Gás: Não sou morador de MG ou BA; quando recebo o benefício?

O Governo Federal e a Caixa Econômica Federal anunciaram o início do pagamento do vale-gás na segunda-feira (27) para as famílias atingidas pelas fortes chuvas em Minas Gerais e na Bahia neste mês de dezembro.

Ao todo, cerca de 108 mil famílias poderão sacar os R$ 52 que o programa está pagando atualmente. Elas também estão inscritas no Auxílio Brasil e residem em municípios que decretaram estado de calamidade devido ao desastre natural.

Com isso, os demais beneficiários do programa estão em dúvida sobre quando receberão o benefício, que também é conhecido como “auxílio gás”. Entenda a seguir.

Vale-gás começa a ser pago em janeiro de 2022

O Ministério da Cidadania havia se comprometido a começar o pagamento do vale-gás ainda neste ano, mas não foi possível tomar as medidas que viabilizariam isso, como atualização de banco de dados dos beneficiários.

O pagamento que está sendo feito agora é voltado apenas para as vítimas das enchentes na Bahia e em Minas Gerais, como uma ação emergencial.

Desse modo, o vale-gás começará a ser pago regularmente em janeiro de 2022, a partir do dia 18, seguindo o calendário do Auxílio Brasil.

Calendário completo do vale-gás

Confira o calendário completo do pagamento do auxílio gás em janeiro de 2022, de acordo com o NIS do beneficiário:

  • 18/01: NIS terminado em 1
  • 19/01: NIS terminado em 2
  • 20/01: NIS terminado em 3
  • 21/01: NIS terminado em 4
  • 24/01: NIS terminado em 5
  • 25/01: NIS terminado em 6
  • 26/01: NIS terminado em 7
  • 27/01: NIS terminado em 8
  • 28/01: NIS terminado em 9
  • 31/01: NIS terminado em 0

Quem pode receber?

Inicialmente, o vale-gás será pago para dois grupos:

Com isso, o governo espera atender a 5,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. Mas a expectativa é expandir o programa, aumentando o número de beneficiários.

Como sacar o vale-gás?

O vale-gás é depositado numa Conta Poupança Social criada pela Caixa Econômica Federal. É possível ter acesso a essa conta por meio do aplicativo Caixa Tem, onde os beneficiários podem consultar quando o dinheiro foi recebido, transferir para outras contas e até fazer PIX.

Também é possível sacar numa agência da Caixa, ou, para quem tem o cartão do antigo Bolsa Família, sacar em qualquer lotérica ou agência bancária.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.