Como receber o vale gás? Benefício começa a ser pago em dois estados do Brasil

Após grandes expectativas sobre o pagamento do vale gás no país, os moradores de 100 cidades brasileiras foram contemplados com a antecipação. Neste caso, devido as fortes chuvas que atingiram os estados da Bahia e Minas Gerais, o governo decidiu liberar desde ontem (27) o pagamento do auxílio.

Ao todo, apenas nesse adiantamento do calendário pelo menos 108 mil famílias devem ser beneficiadas. As chuvas atingem principalmente o sul da Bahia e várias regiões do estado de Minas Gerais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a possibilidade de chuvas com volume de 50 mm/dia, e ventos que podem chegar a 60 km/h nas cidades mineiras. Enquanto isso, na Bahia existem pelo menos 30 mil desabrigados e 20 mortos pelos desastres naturais.

Como receber o vale gás?

Justamente visando alcançar essas famílias que estão em situação vulnerável, e que muitas delas perderam tudo o que tinham, é que o governo federal decidiu pela antecipação do vale gás. Nacionalmente, o crédito começa a ser repassado em janeiro de 2022.

Para receber, além de ser morador da Bahia ou de Minas Gerais, o cidadão precisa residir em um município em que foi decretado calamidade pública. Estar inscrito no Cadastro Único, e ter renda per capita de até um salário mínimo.

Devido a alto número de pessoas que vivem em situação instável, e o baixo orçamento para repasse do auxílio, serão priorizados alguns grupos. Entre eles, os que têm a menor renda e aqueles que possuem mais pessoas em uma mesma família.

O valor do auxílio gás é de R$ 52 e corresponde a metade do que é cobrado por um botijão de 13 quilos, conforme uma média feita pelo governo federal. O pagamento acontecerá a cada dois meses.

Os créditos podem ser consultados no aplicativo do Caixa Tem ou no Auxílio Brasil. Para quem está no Auxílio Brasil o saque também ficará disponível usando o cartão do programa.

Pagamento nacional

Para aqueles que não residem nos estados citados, ou residem mas não enfrentam a calamidade, o pagamento do vale gás começa em 18 de janeiro.

Nesse caso, o governo tratou de criar um calendário específico para o programa com base no Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Confira:

  • Final NIS 1: 18 de janeiro
  • Final NIS 2: 19 de janeiro
  • Final NIS 3: 20 de janeiro
  • Final NIS 4: 21 de janeiro
  • Final NIS 5: 24 de janeiro
  • Final NIS 6: 25 de janeiro
  • Final NIS 7: 26 de janeiro
  • Final NIS 8: 27 de janeiro
  • Final NIS 9: 28 de janeiro
  • Final NIS 0: 31 de janeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]