ConecteSUS volta a funcionar; saiba como obter certificado de vacinação

Vai viajar? Então você deve saber que grande parte do Brasil tem exigido o comprovante de vacinação em estabelecimentos comerciais. Acontece que há pelo menos 13 dias o site e aplicativo do ConecteSUS estava sem sistema, o que prejudicou a emissão do documento.

O Ministério da Saúde informou que a plataforma voltou a prestar serviços para os brasileiros desde quinta-feira, 23. Agora, ficou mais fácil conferir todos os dados de saúde do cidadão, bem como emitir o passaporte de vacina. 

Mas, o Ministério alerta para possíveis instabilidades ao longo desse e dos próximos dias, dessa vez causada pelo acúmulo de acessos instantâneos, o que sobrecarrega o sistema.

Para quem não se lembra, no dia 10 de dezembro tanto o ConecteSUS como o site do Ministério da Saúde, haviam sido invadidos por hackers. O que provocou o não funcionamento dos dois portais até ontem, 23.

Outro sistema também afetado com esta invasão foi o de controle de casos e mortes por Covid-19. É que sem o funcionamento do portal do Ministério da Saúde, não foi possível contabilizar os novos casos da doença ou registrar o número de falecidos. 

De acordo com o e-SUS Notifica, pelo menos 11 dias a plataforma de dados não estava sendo atualizada. Em uma previsão otimista o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia previsto o retorno dos portais para o dia 22 de dezembro. Mas, na verdade, aconteceram um dia depois.

Sobre o ataque sofrido, o “Lapsus$ Group” assumiu a responsabilidade. Coube a Polícia Federal iniciar as investigações a respeito do caso para quantificar as consequências.

Como usar o ConecteSUS para emitir o comprovante de vacina

Tendo em vista a volta do funcionamento do sistema, quem depende do comprovante de vacinação para frequentar locais públicos nas festividades de final de ano, já pode se preparar para emitir o comprovante de vacinação.

Por meio do aplicativo ConecteSUS:

Por meio do site:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile