ConecteSUS volta a funcionar; saiba como obter certificado de vacinação

Vai viajar? Então você deve saber que grande parte do Brasil tem exigido o comprovante de vacinação em estabelecimentos comerciais. Acontece que há pelo menos 13 dias o site e aplicativo do ConecteSUS estava sem sistema, o que prejudicou a emissão do documento.

O Ministério da Saúde informou que a plataforma voltou a prestar serviços para os brasileiros desde quinta-feira, 23. Agora, ficou mais fácil conferir todos os dados de saúde do cidadão, bem como emitir o passaporte de vacina. 

Mas, o Ministério alerta para possíveis instabilidades ao longo desse e dos próximos dias, dessa vez causada pelo acúmulo de acessos instantâneos, o que sobrecarrega o sistema.

Para quem não se lembra, no dia 10 de dezembro tanto o ConecteSUS como o site do Ministério da Saúde, haviam sido invadidos por hackers. O que provocou o não funcionamento dos dois portais até ontem, 23.

Outro sistema também afetado com esta invasão foi o de controle de casos e mortes por Covid-19. É que sem o funcionamento do portal do Ministério da Saúde, não foi possível contabilizar os novos casos da doença ou registrar o número de falecidos. 

De acordo com o e-SUS Notifica, pelo menos 11 dias a plataforma de dados não estava sendo atualizada. Em uma previsão otimista o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia previsto o retorno dos portais para o dia 22 de dezembro. Mas, na verdade, aconteceram um dia depois.

Sobre o ataque sofrido, o “Lapsus$ Group” assumiu a responsabilidade. Coube a Polícia Federal iniciar as investigações a respeito do caso para quantificar as consequências.

Como usar o ConecteSUS para emitir o comprovante de vacina

Tendo em vista a volta do funcionamento do sistema, quem depende do comprovante de vacinação para frequentar locais públicos nas festividades de final de ano, já pode se preparar para emitir o comprovante de vacinação.

Por meio do aplicativo ConecteSUS:

  • Baixe o aplicativo Conecte SUS;
  • Insira seus dados de login criado no gov.br;
  • Acesse a função “Vacina”;
  • Salve seu comprovante de vacinação em PDF.

Por meio do site:

  • Acesse o site Conecte-SUS;
  • Selecione a opção “Cidadão”;
  • Agora, escolha “Vacinas”;
  • Faça seu login inserindo o número do seu CPF e senha do portal;
  • Pronto, o documento fica disponível para visualização ou em arquivo PDF.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]