Gastos com comidas e bebidas foram os que mais aumentaram durante a pandemia

Durante a pandemia, grande parte das pessoas permaneceu muito mais tempo dentro de casa. Neste período, os gastos dos consumidores em varias categorias cresceram acima da inflação entre os meses de janeiro e novembro de 2021. O setor de comidas e bebidas teve a maior alta, crescendo 49%. Os dados foram obtidos em um levantamento realizado pela Olivia, assistente financeira que possui 23 mil usuários do aplicativo.

Já a categoria compras, que engloba artigos de esportes, eletrônicos, lojas de departamento, móveis e decoração, produtos de beleza, vestuário e videogames, teve  um crescimento de 40% em média entre os meses citados acima. 

Dentro desta categoria, a subcategoria de mercadorias em geral teve um aumento médio  de 25,5%, ao passo que a subcategoria de vestuário e acessórios aumentou 17,5% em média.

No caso dos gastos com mercado, categoria que engloba supermercados, mercearia e padarias, eles cresceram 37%, em média. Gastos com transporte aumentaram 14% em média. Dentro de transporte, a despesa média com combustível foi elevada em 57%, e a com transporte por aplicativo, 62%.

Por fim, a categoria de contas, que abraça os gastos com energia elétrica, consórcio e assinatura de serviços, cresceu em média 27%. Desses, o maior aumento foi detectado em assinatura de serviços, respondendo por 15% do valor total gasto na categoria.

Dicas para economizar 

Antes de sair de casa, estabeleça o quanto pode gastar no mercado. Cada família deve adequar este gasto a sua renda, ou seja, não existe uma quantia ideal. Fazendo isso, você evita imprevistos.

Saber exatamente o que precisa comprar deixa sua ida ao mercado mais objetiva. Desta forma, você evita o “passeio” pelos corredores e aquela tentação em pegar itens que não fazem parte das duas necessidades.

É sempre importante quando se quer economizar, fazer uma pesquisa de preço no supermercados próximos de sua casa. Os preços podem variar muito de local para local.

Pode parecer bobeira, porém, de acordo com pesquisas, os consumidores que vão ao supermercado com fome costumam comprar mais que o necessário.

Caso esteja com o orçamento apertado, vale a pena já ir fazendo os cálculos durante as compras. Isso evita chegar no caixa e ter que tirar algum produto.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile