Devolução do Auxílio Emergencial: Governo começa a mandar orientações por mensagem de celular

Governo federal passa a cobrar devolução do auxílio emergencial para um novo grupo. Nessa segunda-feira (20), o Ministério da Cidadania enviou mensagens de SMS para os beneficiários contemplados em novembro que violaram as regras de concessão do projeto. Esse grupo é obrigado a fazer a restituição do abono. Saiba mais detalhes.

Devolução do Auxílio Emergencial: Governo começa a mandar orientações por mensagem de celular (IMAGEM: FDR)
Devolução do Auxílio Emergencial: Governo começa a mandar orientações por mensagem de celular (IMAGEM: FDR)

Apesar de seu fim, o auxílio emergencial segue gerando polemicas. Um novo grupo vem sendo notificado para fazer a devolução dos valores recebidos ao longo deste ano. De acordo com o governo, esse é o último lote obrigatório para a restituição que deverá ser feita ao longo dos próximos dias.

“Este é o último lote de mensagens a ser enviado no ano de 2021. O objetivo é alcançar um novo público, formado por pessoas identificadas pelos órgãos de controle como indicados a procederem à devolução de recursos do Auxílio Emergencial”, informou o secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania, Ronaldo Navarro.

Quem tem que fazer a restituição do auxílio emergencial?

Até o momento, o ministério da cidadania informou que cerca de um milhão de pessoas estão sendo notificadas. As mensagens de texto são enviadas para quem foi contemplado com as mensalidades e violaram as seguintes regras:

vínculo empregatício, benefícios previdenciários ou assistenciais, benefício emergencial, seguro defeso, seguro desemprego, CPF irregular, funcionário de empresas estatais, servidor ou pensionista militares, servidores públicos, rendimentos tributáveis acima do limite, dentre outros.

No texto, o governo envia o seguinte recado: “O CPF ***.456.789-** tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”.

Como devolver o Auxílio Emergencial?

Para fazer a devolução o cidadão precisa entrar no site gov.br/devolucaoae e inserir o seu CPF. Na sequência, basta preencher o formulário apresentado e aguardar a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Com o documento em mãos, é preciso ir até um dos canais de atendimento do Banco do Brasil para sanar o depósito. O boleto pode ser pago ainda pelas plataformas digitais da instituição financeira, além dos guichês de caixa disponíveis nas agências.

Para mais informações sobre o auxílio emergencial, acesse nossa página exclusiva do projeto.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.