Estamos na semana do Natal e nos aproximando do Ano Novo e isto faz com que alguns horários sejam alterados. Entre os serviços afetados estão os bancos e a bolsa de valores. Confira como será o atendimentos de ambos neste fim de ano.
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no dia 24, sexta, véspera de Natal, as agências bancárias funcionam para atendimento ao público em horário especial e de acordo com o fuso de cada região.
Nos estados que seguem o horário de Brasília, as agências abrem das 9h às 11h. Já em estados com diferença de uma ou duas horas em relação a Brasília, elas funcionam das 8h às 10h.
Já a Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, não funcionará nos dias 24 e 31 de dezembro. O último dia útil para atendimento ao público neste ano será quinta-feira, 30. Neste dia, o funcionamento será normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. Já no dia 31, não haverá atendimento.
Pagamento de contas e alternativa para operações bancárias
Nestes dias será possível utilizar os meios eletrônicos para atendimento bancário, como mobile e Internet Banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para realizar transações financeiras.
“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Feraban, Walter Tadeu de Faria.
Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, Internet Banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser agendados ou pagos através do DDA (Débito Direto Autorizado).